Aprovados no concurso dos bombeiros cobram Wilson Lima após incêndio no Distrito: “Nós queremos salvar e proteger o nosso povo”
Manaus – Após o incêndio de grandes proporções que atingiu uma fábrica no Distrito Industrial nesta terça-feira (5), os aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros do Amazonas de 2021 voltaram a cobrar a convocação imediata por parte do governador Wilson Lima (União Brasil). Em nota pública emocionante, os aprovados afirmaram estar prontos para servir e proteger a população, criticando a falta de efetivo e a negligência do governo estadual.
“Nós queremos salvar e proteger o nosso povo e a nossa floresta amazônica”, diz um trecho da nota assinada por representantes dos 721 aprovados para soldado bombeiro militar e 118 para oficial. O apelo foi feito em meio ao caos provocado pelas chamas, que levaram mais de sete horas para serem contidas, colocando em risco não apenas o patrimônio privado, mas também a segurança da população e o meio ambiente.
Efetivo sucateado e improvisos
De acordo com os aprovados, a estrutura atual do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) está em situação crítica. Postos foram abertos no interior do estado sem o devido reforço na capital, enquanto cidades menores operam com apenas dois ou três bombeiros militares, dependendo quase exclusivamente de brigadistas civis sem formação técnica ou equipamentos adequados — prática considerada inconstitucional.
Além disso, há denúncias de que parte da tropa lotada no interior está há quase três meses sem receber diárias. “É uma tragédia anunciada. Mais uma vez, o abandono do CBMAM vem à tona da pior maneira possível”, afirmou um dos aprovados que preferiu não se identificar por medo de retaliações.
Apelo direto ao governador
Na manifestação pública, os aprovados direcionam o apelo diretamente ao governador Wilson Lima e ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz, que estaria em Fortaleza participando do Congresso Nacional dos Bombeiros Militares (CONABOM) enquanto o incêndio se alastrava em Manaus.
“Fazemos um apelo ao nosso governador para que ele possa se solidarizar com esta situação que está ocorrendo agora e possa convocar o máximo de aprovados possíveis do Corpo de Bombeiros. Somos o diferencial na hora de salvar vidas, salvar patrimônios e resguardar a nossa Amazônia”, diz a nota.
Omissão diante da crise
Segundo os aprovados, o Governo do Amazonas teve tempo, orçamento e pessoal qualificado para reforçar a corporação desde a homologação do concurso. No entanto, preferiu “justificar a inércia com desculpas vazias”, ignorando os alertas sobre a fragilidade da estrutura de resposta a emergências.
“Não somos meros nomes em uma lista. Somos profissionais prontos, capacitados e aguardando apenas a convocação para servir. O Amazonas clama por socorro, e nós queremos ser o braço forte do estado na hora da aflição”, concluem.
O incêndio desta terça-feira expôs de forma trágica os gargalos enfrentados pelo CBMAM. A população segue vulnerável diante de catástrofes naturais, acidentes e emergências urbanas, enquanto o governo acumula críticas por priorizar a criação de postos sem estrutura no interior do estado — medida vista como eleitoreira por parte da tropa.
A sociedade e os aprovados seguem na expectativa de uma resposta concreta por parte do governo estadual. Até o momento, Wilson Lima não se pronunciou oficialmente sobre a possibilidade de convocação dos aprovados ou reforço no efetivo do Corpo de Bombeiros.
Leia também:
Dor e comoção: irmãos morrem abraçados em incêndio poucas horas após retorno do tratamento contra o câncer
“Foi proposital!: câmeras flagram homem causando incêndio em fábrica no bairro São Francisco; veja vídeo
Urgente: incêndio de grandes proporções atinge casa no bairro São Francisco; veja vídeos
Incêndios florestais no Chile deixam ao menos 19 mortos e devastam mais de 20 mil hectares
Incêndio de grandes proporções atinge o Hotel On Vacation em Letícia; veja vídeo
Bar do Caldeira pega fogo durante a madrugada no Adrianópolis; veja vídeo
Homem que tocou fogo em fábrica de Manaus revela motivação ao ser preso e diz não se arrepender: “faria tudo de novo”; veja vídeo
Família acusa mulher trans de agressão contra tia e primos e ameaçar colocar fogo na casa; veja vídeo
Com queda de 82%, AM fica entre estados com menos fogo na Amazônia Legal
Ônibus fica destruído após pegar fogo no bairro Tarumã, em Manaus; veja vídeo
Pilatus inicia construção de fábrica na Flórida para desafiar a Embraer nos EUA
Homem que tocou fogo em fábrica de Manaus revela motivação ao ser preso e diz não se arrepender: “faria tudo de novo”; veja vídeo
“Foi proposital!: câmeras flagram homem causando incêndio em fábrica no bairro São Francisco; veja vídeo
Exclusivo: dono de fábrica de café em Manaus é acusado de pagar policiais para perseguir a ex: “só vai sair com a minha permissão”
Empresa Kaifa anuncia investimento de R$ 200 milhões para fábrica de hidrômetros inteligentes na Zona Franca de Manaus



