Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Aprovados no concurso dos bombeiros cobram Wilson Lima após incêndio no Distrito: “Nós queremos salvar e proteger o nosso povo”

Compartilhe
Aprovados no concurso dos bombeiros cobram Wilson Lima após incêndio no Distrito: “Nós queremos salvar e proteger o nosso povo”

Manaus – Após o incêndio de grandes proporções que atingiu uma fábrica no Distrito Industrial nesta terça-feira (5), os aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros do Amazonas de 2021 voltaram a cobrar a convocação imediata por parte do governador Wilson Lima (União Brasil). Em nota pública emocionante, os aprovados afirmaram estar prontos para servir e proteger a população, criticando a falta de efetivo e a negligência do governo estadual.

“Nós queremos salvar e proteger o nosso povo e a nossa floresta amazônica”, diz um trecho da nota assinada por representantes dos 721 aprovados para soldado bombeiro militar e 118 para oficial. O apelo foi feito em meio ao caos provocado pelas chamas, que levaram mais de sete horas para serem contidas, colocando em risco não apenas o patrimônio privado, mas também a segurança da população e o meio ambiente.

Efetivo sucateado e improvisos

De acordo com os aprovados, a estrutura atual do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) está em situação crítica. Postos foram abertos no interior do estado sem o devido reforço na capital, enquanto cidades menores operam com apenas dois ou três bombeiros militares, dependendo quase exclusivamente de brigadistas civis sem formação técnica ou equipamentos adequados — prática considerada inconstitucional.

Além disso, há denúncias de que parte da tropa lotada no interior está há quase três meses sem receber diárias. “É uma tragédia anunciada. Mais uma vez, o abandono do CBMAM vem à tona da pior maneira possível”, afirmou um dos aprovados que preferiu não se identificar por medo de retaliações.

Apelo direto ao governador

Na manifestação pública, os aprovados direcionam o apelo diretamente ao governador Wilson Lima e ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz, que estaria em Fortaleza participando do Congresso Nacional dos Bombeiros Militares (CONABOM) enquanto o incêndio se alastrava em Manaus.

“Fazemos um apelo ao nosso governador para que ele possa se solidarizar com esta situação que está ocorrendo agora e possa convocar o máximo de aprovados possíveis do Corpo de Bombeiros. Somos o diferencial na hora de salvar vidas, salvar patrimônios e resguardar a nossa Amazônia”, diz a nota.

Omissão diante da crise

Segundo os aprovados, o Governo do Amazonas teve tempo, orçamento e pessoal qualificado para reforçar a corporação desde a homologação do concurso. No entanto, preferiu “justificar a inércia com desculpas vazias”, ignorando os alertas sobre a fragilidade da estrutura de resposta a emergências.

“Não somos meros nomes em uma lista. Somos profissionais prontos, capacitados e aguardando apenas a convocação para servir. O Amazonas clama por socorro, e nós queremos ser o braço forte do estado na hora da aflição”, concluem.

O incêndio desta terça-feira expôs de forma trágica os gargalos enfrentados pelo CBMAM. A população segue vulnerável diante de catástrofes naturais, acidentes e emergências urbanas, enquanto o governo acumula críticas por priorizar a criação de postos sem estrutura no interior do estado — medida vista como eleitoreira por parte da tropa.

A sociedade e os aprovados seguem na expectativa de uma resposta concreta por parte do governo estadual. Até o momento, Wilson Lima não se pronunciou oficialmente sobre a possibilidade de convocação dos aprovados ou reforço no efetivo do Corpo de Bombeiros.

Leia também:


Incêndio de grandes proporções atinge casa no bairro Grande Vitória; veja vídeos
Tragédia: menina morre em incêndio de grandes proporções em Tefé; veja vídeo
Incêndio de grandes proporções destrói a empresa OTX Recicle em Manaus; veja vídeos
Simão Peixoto apresenta áudios e documentos e desmente acusações que estaria cometendo incêndio em Borba
Criminosos se aproveitam de desespero em incêndio e saqueiam casas durante incêndio no São Jorge


“Meu cachorro morreu”: famílias fogem às pressas de casa enquanto fogo se espalha em Manaus; veja vídeos
Fogo, bala e bomba na Compensa: moradores fecham a Avenida Brasil em protesto por morte de jovem; veja vídeo
Militar carioca desabafa sobre GLO em Belém com milhares de soldados para COP30 enquanto RJ “pega fogo”; veja vídeo
‘Bola de fogo’ cruza céu de cidade brasileira e assusta moradores: “meteoro?”; veja vídeo
Ônibus pega fogo e deixa passageiros em pânico na frente da UFAM, em Manaus; veja vídeos


Prefeito David Almeida visita fábrica da Moto Honda da Amazônia e destaca relevância da indústria para Manaus
Trabalhador morre soterrado em fábrica de Manacapuru
Senador Eduardo Braga visita fábrica da Yamaha em Manaus e reforça compromisso com a defesa da Zona Franca; veja vídeo
Guarda Municipal apreende p3les e 0ssadas de animais silvestres em fábrica de açaí no Centro de Manaus
Durante visita da Suframa, empresa Flex Industries revela que irá expandir com nova fábrica em Manaus; veja vídeo



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais