Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Após apagão, senador Eduardo Braga defende linhas alternativas de transmissão de energia

Compartilhe
Após apagão, senador Eduardo Braga defende linhas alternativas de transmissão de energia

Amazonas – O senador Eduardo Braga (MDB-AM) defendeu o fortalecimento da rede de energia elétrica e a criação de linhas de transmissão alternativas para evitar apagões como o que aconteceu em Manaus e diversos municípios do Amazonas, no último sábado (8/03). Segundo a concessionária Amazonas Energia, em função do desligamento da linha de 500 kV Jurupari-Silves, pertencente ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o serviço foi interrompido para a capital e para diversos municípios do interior do estado.

“Hoje dependemos exclusivamente do Linhão de Tucuruí. Nesse final de semana, tivemos um apagão de seis horas. Todo o sistema interligado passou por esse problema”, lembrou o senador durante entrevista ao Grupo Norte de Comunicação nesta segunda-feira (11/03).

Segundo Braga, a solução pode vir a partir do mês de dezembro quando a infraestrutura elétrica do Amazonas será interligada ao Estado de Roraima, que é abastecida pela energia da Venezuela, e, futuramente, com adesão à infraestrutura das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, em Rondônia.

“Em dezembro, nós estaremos interligados com Roraima. Parece que é pouco, mas Roraima está interligado com a Linha de Guri, que é a energia da Venezuela. Nós vamos criar a primeira redundância no sistema de interligação”, disse o senador.

A problemática sobre a insegurança energética surgiu na entrevista quando Eduardo Braga foi questionado sobre questões estratégicas para o desenvolvimento do Estado do Amazonas como a retomada da rodovia BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, a construção do novo porto da Manaus Moderna e projetos de exploração de gás, petróleo e mineração.

“O meu sonho, se o povo do Amazonas me der a oportunidade de continuar no Senado, é que tenhamos também uma linha de transmissão à margem da BR-319, trazendo a energia de Santo Antônio e de Jirau (usinas hidrelétricas) também para a cidade de Manaus, criando outra redundância de energia elétrica. Essas redundâncias abririam para o Amazonas mais confiabilidade do ponto de vista de energia e mais oportunidade para gerar energia térmica a gás e vender no sistema nacional. Se tivermos o linhão que interliga com o sistema Santo Antônio e Jirau, nós teremos novas oportunidades para continuar crescendo. Isso nos permitirá também desenvolver a petroquímica no Estado do Amazonas. Para isso precisamos de energia”, analisou.

Reforma Tributária e a Zona Franca

A Reforma Tributária, cuja relatoria foi feita pelo senador Eduardo Braga no Congresso, também ganhou espaço na entrevista. A simplificação dos impostos, a transparência e a segurança jurídica e a diminuição das fraudes e sonegação fiscal que serão alcançadas a partir da implementação da nova matriz de tributos foram destacadas por Braga.

“Quando poucos pagam e muitos sonegam, o que acontece? Aqueles que pagam, acabam pagando mais e aqueles que sonegam acabam prejudicando a todos”, reforçou o senador.

Os impactos da Reforma Tributária sob o modelo econômico da Zona Franca de Manaus, que manteve as vantagens comparativas da indústria e garantiu os benefícios do comércio varejista, também foram enfatizadas como positivas pelo senador Eduardo Braga.

“O que o Amazonas sempre temeu era de que a reforma implicasse na mudança da origem para o destino. O medo era como ficaria se a cobrança do ICMS saísse das mãos do estado e fosse para a União, podendo nos tornar de novo um porto de lenha”, lembrou.

No texto aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Lula, todas as vantagens comparativas e isenções fiscais foram garantidas para a Zona Franca, permitindo a manutenção de 500 mil empregos. “A grande conquista foi ter mantido as vantagens comparativas tanto do polo industrial quanto do polo varejista da Zona Franca. Isso garante segurança jurídica e nos faz olhar para o futuro”, disse. Senador Eduardo Braga ressaltou ainda que a ZFM voltou a ser atrativa para a implantação de novas empresas e expansão das já existentes no Polo Industrial de Manaus.

Com informações da Assessoria. 


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais