Alexandre de Moraes se pronuncia e diz que vai ‘ignorar sanções de Trump e que STF não se dobrará a ameaças’; veja vídeo
Brasil – Em um pronunciamento firme e recheado de recados diretos, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira (1º) que o Judiciário brasileiro não cederá a pressões internacionais e que as sanções impostas contra ele pelo governo dos Estados Unidos serão ignoradas. “A Suprema Corte brasileira não se verga a ameaças covardes e infrutíferas”, declarou, ao abrir os trabalhos do segundo semestre do Judiciário.
Essa foi a primeira manifestação pública de Moraes após ser incluído na lista de sanções da Lei Magnitsky, norma norte-americana voltada à punição de agentes estrangeiros acusados de violar direitos humanos. A inclusão de Moraes veio após intensa campanha de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro no exterior, especialmente nos Estados Unidos.
“O rito processual do STF não vai se apressar nem se atrasar. Vai ignorar as sanções praticadas”, disse o ministro. Ele assegurou que as ações penais contra os envolvidos no 8 de janeiro seguirão seu curso normal. “Este relator vai continuar trabalhando, como vem fazendo, no plenário, na Primeira Turma, sempre de forma colegiada”, reforçou.