Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Aleam aprova PL que garante gratuidade ao reconhecimento voluntário de paternidade

Compartilhe
Aleam aprova PL que garante gratuidade ao reconhecimento voluntário de paternidade

Manaus -Aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Amazonas, o PL 108/2019, de autoria do deputado Roberto Cidade (PV), garante gratuidade ao reconhecimento voluntário de paternidade, perante os ofícios de registro civil no Estado do Amazonas.

O projeto vai beneficiar principalmente as mães que precisarem da certidão de nascimento da criança, sem o nome do pai.

“A gente sabe que algumas vezes as mães precisam registrar a criança, de forma urgente, e diante disso, muitas vezes o registro é feito sem o nome do genitor. Após isso, para a inclusão do nome do genitor, o custo aumenta substancialmente. Nosso Projeto quer garantir a gratuidade desse documento, entendendo que se o registro é gratuito a averbação também deve ser”, disse.

Roberto Cidade ressaltou ainda o direito à dignidade humana e ao exercício da cidadania plena, garantidos na Constituição Federal.

“Nossa Carta maior que é a Constituição Federal garante a cidadania plena. E propiciar a gratuidade do documento de reconhecimento da paternidade, é conseguir esse direito ao cidadão amazonense”, pontuou.

A matéria aprovada nesta quinta-feira, 12, no plenário da Assembleia Legislativa, segue para a sanção do governador. Caso seja sancionada, os cartórios terão o prazo de 60 dias para se adequar à nova legislação.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais