Vídeo flagra mulher trans sendo assassinada por ex-namorado: “Então não vai ficar com ninguém!”; veja
Brasil – A mobilizadora social Christina Maciel Oliveira, de 45 anos, foi assassinada pelo ex-companheiro Matheus Henrique Santos Rodrigues, de 24, em Belo Horizonte (MG). O crime, registrado por câmeras de segurança, mostra o momento em que Christina é brutalmente agredida na rua, mesmo após cair no chão e aconteceu na última segunda-feira (20).
Matheus foi preso em flagrante e confessou o crime. Segundo a polícia, ele não aceitava o fim do relacionamento. O Samu chegou a ser acionado, mas a vítima morreu no local.
A Polícia Civil investiga o caso como feminicídio e transfeminicídio, já que Christina era mulher trans, preta e periférica, reconhecida pela atuação em defesa da população LGBTQIA+ e na inclusão de pessoas trans e travestis.
Em um vídeo que voltou a circular nas redes sociais, Christina dizia:
“Eu tenho nome, eu tenho direito e eu quero ser alguém. Todo mundo tem o direito de ser chamado pelo nome que escolheu.”
O corpo foi sepultado na terça-feira (21), em Santa Luzia (MG). A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) lamentou o crime, classificando-o como transfeminicídio.
Matheus já tinha antecedentes por roubo, tráfico e lesão corporal. A morte de Christina se soma às estatísticas de violência contra mulheres trans no Brasil, país que segue liderando o ranking mundial de assassinatos dessa população.
Veja os vídeos: