Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

PF cumpre mandados contra vazamento de dados da Receita de ministros do STF

Compartilhe
PF cumpre mandados contra vazamento de dados da Receita de ministros do STF

Brasil –  A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira (17/2) quatro mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar possíveis vazamentos de informações sigilosas da Receita Federal envolvendo ministros da Corte e de seus familiares.Agentes da PF cumprem mandados em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

As diligências, autorizadas a partir de representação da Procuradoria-Geral da República (PGR), apuram a suposta quebra ilegal de sigilo fiscal de autoridades do STF e de seus parentes por servidores da Receita, sem autorização legal. A ação mobilizou equipes especializadas em inteligência e combate a crimes cibernéticos.

Segundo a corporação, além das buscas em endereços associados a investigados, a Justiça determinou a aplicação de medidas cautelares a alguns investigados.

Entre elas estão o monitoramento por tornozeleira eletrônica, o afastamento das funções públicas exercidas por determinados investigados, o cancelamento de passaportes e a proibição de saída do país. Os alvos não foram divulgados até o momento.

No início do ano, o ministro Alexandre de Moraes determinou a abertura de procedimento para apurar possíveis vazamentos de dados fiscais de integrantes da Corte e de seus familiares. A partir disso, a Receita iniciou uma varredura interna para verificar se houve acessos indevidos às informações das autoridades e de parentes próximos, como pais, filhos, irmãos e cônjuges.

As investigações avançam em meio à escalada de tensão entre os Poderes após a quebra e liquidação do Banco Master. O caso acirrou o clima de desconfiança em Brasília, diante de suspeitas de vazamento de informações protegidas por sigilo bancário e fiscal. No centro da controvérsia está o banqueiro Daniel Vorcaro e suas ligações com autoridades.

Confira a reportagem completa:

 

 


Siga-nos no Google News Portal CM7

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7


Carregar mais