Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Operação Erga Omnes: líder do CV e oito integrantes estão foragidos após esquema milionário no Amazonas

Compartilhe
Operação Erga Omnes: líder do CV e oito integrantes estão foragidos após esquema milionário no Amazonas

Manaus – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por intermédio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), está à procura de nove membros de uma organização criminosa ligada ao Comando Vermelho (CV). O grupo é alvo da Operação Erga Omnes, deflagrada na última sexta-feira (20/02), que desarticulou uma rede complexa de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e corrupção com tentáculos em diversos estados brasileiros e infiltração direta na máquina pública.

Infiltração e Empresas de Fachada

As investigações revelaram que o esquema ia muito além das ruas. A facção utilizava empresas de fachada para mascarar e operacionalizar a distribuição de entorpecentes em território nacional. Mais alarmante, no entanto, era a rede de facilitação institucional construída pelo grupo.

O delegado Marcelo Martins, responsável pelo caso, detalhou que a organização corrompeu agentes estratégicos do Estado.

“A investigação apontou o envolvimento de ex-assessores que atuavam na área da advocacia, bem como de servidores públicos lotados em setores estratégicos dos órgãos onde exerciam suas funções. Esses agentes eram utilizados para facilitar o trânsito da organização criminosa em diferentes instituições”, explicou o delegado.

A Ousadia do Líder e o Uso da Fé como Disfarce

No topo do esquema operava Allan Kleber Bezerra Lima, apontado como o líder da organização. Segundo a PC-AM, Allan agia com extrema confiança na impunidade. Dados extraídos de um aparelho celular apreendido pela polícia revelaram que ele se vangloriava de ter “contatos em todos os órgãos” e afirmava não ter medo de ser preso, alegando que “pagava a todos”.

Para não levantar suspeitas e criar uma “camuflagem social”, Allan mantinha uma vida dupla. Ele se apresentava como evangélico e atuava ativamente em uma igreja no bairro Zumbi dos Palmares, na zona leste de Manaus. Segundo as autoridades, o uso de templos religiosos era uma tática deliberada para dificultar a identificação e o monitoramento das atividades ilícitas da cúpula.

Lista de Procurados

A PC-AM divulgou as imagens e os nomes dos nove alvos que encontram-se foragidos. São eles:

Allan Kleber Bezerra Lima (Apontado como Líder)

Alexandre Braz Maia

Bismarque de Souza Pereira

Luana Ferreira Tavares

Messias Daniel da Silva Alves

Monique Kelly Galvão de Sousa

Nubia Rafaela Silva de Oliveira

Pedro Igor Garcia Rodrigues

Pedro Sergio Saraiva Rocha Júnior

Os foragidos responderão por tráfico de drogas, lavagem de capital, corrupção ativa e passiva, além de violação de sigilo funcional.

Como Denunciar

A Polícia Civil ressalta que o apoio da população é fundamental para a captura dos criminosos e garante sigilo absoluto aos denunciantes. Quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro dos suspeitos pode entrar em contato pelos seguintes canais:

197 ou (92) 3667-7575 (Disque-denúncia da Polícia Civil do Amazonas)

181 (Disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas – SSP-AM)


Siga-nos no Google News Portal CM7

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7


Carregar mais