Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Operação Acerto de Contas: PC-AM prende 10 integrantes de grupo criminoso por aluguel fraudulento de motocicletas

Compartilhe

Manaus – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), com o apoio da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), deflagrou a Operação Acerto de Contas. A ação resultou na prisão de 10 integrantes de uma organização criminosa que recrutava pessoas para alugar motocicletas em locadoras ou de particulares, utilizando documentos e comprovantes de endereço falsos.

De acordo com o delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, as investigações revelaram que a organização criminosa atua com o objetivo de obter vantagem econômica por meio de práticas ilícitas.

Essa organização é liderada por um chefe e é composta por diferentes grupos: alguns indivíduos são responsáveis por subtrair os veículos, seja alugando-os de forma fraudulenta ou furtando-os; outros ficam encarregados de esconder os veículos para que não sejam rastreados; há também os clonadores, que adulteram as motocicletas, e, por fim, os estelionatários, que falsificam documentos e vendem ou enviam os veículos para fora do estado.

Além disso, um dos criminosos adulterava os sinais de identificação das motocicletas, providenciava documentos de circulação e novas placas, e então oferecia os veículos em redes sociais. No total, foram identificadas 36 vítimas. As motos eram enviadas para o interior do estado e para o estado do Pará. A organização criminosa levou 46 motocicletas, das quais algumas já foram recuperadas e devolvidas.

A ação contou também com a colaboração das Polícias Civis do Ceará e de Pernambuco, resultando na prisão de um investigado em Fortaleza e de outro em Recife.

Presos

Foram presos em Manaus Ezaquiel Silva Borges, 38; João Marcos Lopes Coutinho, 23; Leandro Lima da Silva, 23; Rafael da Silva de Souza, 24; Romildo Gomes de Souza, 43; Samuel Silva de Souza, 37; e Tarcizio Cavalcante Ferreira, 27, e Mathuzalem Ribeiro da Rocha, 21.

Já Carlos Souza Monteiro foi preso em Recife e Marlon Juan Jacauna Matos em Fortaleza.

Veja vídeos:





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais