Mansão na Ponta Negra é alvo de apreensão de 40 kg de ‘cocaína negra’; veja vídeo
Manaus – Uma operação do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) revelou um sofisticado esquema internacional de tráfico de drogas em uma mansão localizada no bairro nobre da Ponta Negra, pertencente à empresária Liege Aurora Pinto da Cruz, de 74 anos. A ação, realizada em outubro e exibida pelo programa Fantástico nesse domingo (16), resultou na apreensão de 40 quilos de “cocaína negra” — uma versão do entorpecente modificada para escapar de métodos tradicionais de detecção.
A droga, avaliada em cerca de R$ 19,5 milhões, estava escondida em compartimentos secretos de móveis de alto padrão e atrás de quadros decorativos dentro da propriedade, que conta com heliporto e campo de futebol. A sofisticada técnica de disfarce da substância, que envolve carvão ativado e toner, dificulta a ação de cães farejadores e a identificação em testes químicos rápidos, tornando o produto até dez vezes mais caro que a cocaína convencional.
Veja vídeo:
O delegado-geral Bruno Fraga destacou o nível de complexidade do esquema. “Essa engenharia criminosa torna o entorpecente de difícil identificação e eleva seu valor no mercado”, disse.
O Denarc investiga agora a extensão da rede internacional responsável pelo entorpecente e possíveis conexões com grupos que atuam na exportação de drogas para Europa e Ásia. A operação evidencia o crescente uso de tecnologia avançada pelo tráfico.


