Madrugada no bar e moto abandonada no mato: o que se sabe sobre o desaparecimento de Ivo Alves em Barcelos; veja vídeos
Amazonas – O desaparecimento do pregoeiro Ivo da Silva Alves, 41 anos, natural de Urucará (AM), completa quase uma semana e segue cercado de mistérios. O homem, que desapareceu em Barcelos, município distante 399 quilômetros de Manaus, foi visto pela última vez na madrugada de sexta-feira (22), pilotando sua moto em frente a um bar na cidade. Desde então, amigos e familiares vivem momentos de angústia sem notícias sobre seu paradeiro.
Últimas imagens de Ivo
Por volta das 2h30 da madrugada do dia 22/08/2025, câmeras de segurança registraram Ivo deixando a casa noturna Barça Pub, localizada no bairro São Sebastião, próximo ao Centro da cidade. Ele vestia camisa azul escura, calça jeans azul clara e sapatilha marrom clara.
Segundo testemunhas, Ivo estava visivelmente alcoolizado e na posse de uma motocicleta Honda Bros, azul e preta, de placa PHN-2794. Pouco antes de sair, ele chegou a perguntar ao segurança do bar onde havia deixado o veículo.
Nas imagens, Ivo aparece visivelmente embriagado, aparentando passar mal e chegando a dormir sentado em frente ao bar. Em seguida, ele pergunta ao segurança onde havia deixado sua motocicleta e, logo depois, deixa o local.
A câmera de segurança também registra a possibilidade de que uma outra moto pudesse ter seguido Ivo após ele dobrar a esquina. Veja:
A moto e os rastros
Moradores da região relataram que, por volta das 5h da manhã, a motocicleta foi encontrada em um ramal de mata fechada, abandonada de forma suspeita. O veículo estava jogado no chão, com marcas de sangue ao redor.
Poucas horas mais tarde, por volta das 7h da manhã, um caseiro registrou filmagens da moto abandonada no loca próximo à Estrada Barcelos-Caurés — também conhecida como Estrada da Produção ou Estrada do João Enecy — no bairro da Paz, considerado perigoso pela população local.
Amigos afirmam que ele não conhecia Barcelos em profundidade, já que havia se mudado há pouco tempo para exercer suas funções na prefeitura. Dias antes, Ivo esteve em Manaus e não relatou qualquer problema ou desentendimento na cidade do interior. Ele havia retornado a Barcelos na quarta-feira (20), para retomar suas atividades de trabalho.
Buscas e investigação
A Polícia Civil já iniciou a investigação, ouvindo testemunhas e realizando interrogatórios. Apesar disso, familiares relatam que ainda não houve buscas aprofundadas em áreas de mata, por falta de indícios concretos que indiquem o caminho seguido por Ivo após o abandono da moto. Além disso, cães farejadores teriam chegado à Barcelos nesta quinta-feira (28/8) para ajudar nas buscas.
Eles também pedem apoio de especialistas em tecnologia para auxiliar no rastreamento do celular, que pode fornecer informações cruciais sobre os últimos passos do servidor.
Apelo da família
“Estamos correndo atrás de informações. A polícia está nas ruas e algumas pessoas já foram conduzidas para interrogatório. Mas ainda falta muito. Precisamos de ajuda para localizar meu irmão. Quem tiver qualquer informação pode entrar em contato conosco”, declarou um dos familiares de Ivo.


