Exclusivo: saiba quem é o “Legionário Garanhão” que dava o ‘golpe do amor’ e deixava homens sem nada em Manaus; veja vídeo
Manaus – Um ex-combatente da lendária Legião Estrangeira Francesa foi preso nesta terça-feira (13) pela Polícia Civil do Amazonas, acusado de aplicar um sofisticado “golpe do amor” contra homens homossexuais na capital amazonense. O suspeito, identificado como Denilson Laerte dos Santos, de 27 anos, natural de Santana, Amapá, usava seu passado militar de elite para seduzir vítimas pela internet e, nos encontros presenciais, praticava roubos com uso de faca.
Denilson, que se apresentava em aplicativos de relacionamento e redes sociais como um atraente “militar garanhão” da Légion Étrangère, acumulava um currículo impressionante: atuação em combates em mais de 57 países, domínio de 8 idiomas e baixa honrosa da unidade francesa em outubro de 2025. Nas redes sociais, Denilson se apresentava como “Danilo Reis”, já possuíndo mais de 50 mil seguidores nas redes sociais.
Aqui estão algumas imagens que ilustram o prestígio e o uniforme característico da Legião Estrangeira Francesa, unidade de elite que atrai voluntários do mundo todo:
De acordo com o delegado Fabiano Rosas, titular do 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP), que coordenou a operação, o modus operandi era sempre o mesmo: Denilson criava perfis sedutores, conquistava a confiança das vítimas com conversas românticas e marcava encontros, geralmente em locais isolados ou na casa delas.
Durante o encontro, ele anunciava o assalto exibindo uma faca, subtraindo celulares, dinheiro, objetos de valor e ainda obrigando as vítimas a transferir quantias via Pix diretamente para suas contas.
A prisão ocorreu por volta das 10h desta manhã, na Rua Ameixa de Natal, nº 414, Parque Mauá (Zona Leste de Manaus), numa quitinete onde o suspeito estava escondido com uma mulher que também seria vítima dele. Os policiais rastrearam um iPhone 16 roubado de uma das vítimas (um homem de 47 anos) e conseguiram localizá-lo no local. Denilson ainda tentou se esconder, mas foi encontrado e detido.
O último roubo registrado aconteceu no dia 8 de janeiro, por volta das 12h30, nas proximidades do Terminal I, no Centro de Manaus.
A polícia também identificou e indiciou por receptação qualificada um homem que comprou um dos cordões de ouro roubados das vítimas.
Denilson foi autuado em flagrante por roubo majorado (com emprego de arma branca e restrição de liberdade) e permanece à disposição da Justiça.
O caso chocou a população de Manaus, pois o suspeito transformava seu passado de soldado de elite em ferramenta para explorar e vitimar pessoas em busca de relacionamento. A polícia reforça que investigações continuam para identificar possíveis outras vítimas.
Fique atento: golpes do amor continuam sendo comuns em aplicativos de relacionamento. Sempre desconfie de encontros rápidos e evite compartilhar informações financeiras ou marcar encontros em locais isolados.



