Exclusivo: ostentação pela Europa e desrespeito às medidas cautelares levaram Justiça a decretar prisão da blogueira Rosa Tavares
Amazonas – A Justiça do Amazonas decretou, nesta terça-feira (17/06), a prisão da influenciadora digital Rosa Iberê Tavares Dantas por descumprimento de medidas cautelares no processo que investiga a morte do personal trainer Talis Roque da Silva, de 31 anos. A decisão é do juiz Áldrin Henrique de Castro Rodrigues, titular da 10.ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), e inclui ainda o bloqueio de R$ 300 mil das contas bancárias da ré e a comunicação à Polícia Federal e à Interpol para inclusão do nome da acusada na lista internacional de foragidos.
Rosa Iberê é ré em um processo que apura um homicídio culposo — quando não há intenção de matar — ocorrido em agosto de 2023, na zona Centro-Sul de Manaus. Na ocasião, ela conduzia um veículo que colidiu com a motocicleta pilotada por Talis Roque, que morreu ainda no local. Desde então, medidas judiciais haviam sido impostas à influenciadora, como entrega do passaporte e comparecimento a audiências, mas nenhuma foi cumprida. A última tentativa da defesa de garantir a participação da ré por videoconferência havia sido negada no dia 10 de junho.
Enquanto a família de Talis clama por justiça e o Judiciário tenta garantir o andamento do processo, Rosa Iberê segue levando uma vida de luxo fora do país. Durante o período em que descumpria as ordens judiciais, a influencer compartilhou em suas redes sociais momentos de lazer pela Europa — incluindo registros malhando na Suíça e ‘turistando’ por cidades da Inglaterra, o que gerou indignação nas redes sociais.
Durante audiência de instrução e julgamento realizada nesta terça-feira, a ré não compareceu presencialmente, como havia sido determinado. Ela se apresentou por videoconferência e afirmou residir na Espanha. No entanto, o juiz considerou que Rosa Iberê está no exterior de forma deliberada e sem colaborar com a Justiça, caracterizando risco à continuidade do processo criminal. Ela teria deixado o país em maio de 2024, com destino a Paris, sem previsão de retorno.
O processo segue em tramitação e a próxima audiência está marcada para o dia 19 de agosto de 2025. Até lá, a Justiça aguarda a possível prisão da influencer, que agora é considerada foragida internacional.
Veja o pedido de prisão: