“Dama do Tráfico” deixa presídio e passa a cumprir prisão domiciliar em Manaus
Manaus – Luciane Barbosa Farias, conhecida como “Dama do Tráfico”, passou a cumprir prisão domiciliar com monitoramento por tornozeleira eletrônica após decisão do Poder Judiciário. Ela estava presa desde 28 de maio deste ano, quando foi capturada em operação da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD).
Luciane é casada com Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, apontado como líder do Comando Vermelho no Amazonas, que permanece preso desde 2022. Ela também é sobrinha do traficante José Roberto Fernandes, o “Zé Roberto da Compensa”, figura conhecida pela atuação no crime organizado no Estado.
A decisão que autorizou a mudança de regime ocorre mesmo após Luciane e o marido terem tido as prisões definitivas decretadas em 29 de janeiro deste ano, pela juíza Rosália Sarmento, da 2ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Ambos foram condenados a 10 anos de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e associação para o tráfico, em processo já transitado em julgado, ou seja, sem possibilidade de novo recurso.
Luciane ganhou projeção nacional em 2023, após ser revelado que participou de visitas ao Ministério da Justiça e realizou uma viagem a Brasília custeada pelo Ministério dos Direitos Humanos, o que provocou ampla repercussão política e questionamentos sobre o acesso de pessoas ligadas ao crime organizado a órgãos do governo federal.
Com a nova decisão judicial, Luciane deixa o sistema prisional e passa a cumprir a pena em casa, na capital amazonense, sob vigilância eletrônica e medidas de controle impostas pela Justiça.


