Caso Viviane: homem condenado a 37 anos por mandar matar ex-companheira é preso em Manaus
Manaus – A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), prendeu nesta terça-feira (27) o foragido da Justiça Alesson Pessoa Mota, condenado pelo homicídio da técnica de enfermagem Viviane Costa de Castro. A captura ocorreu no bairro Tarumã, na zona oeste da capital amazonense.
Alesson, que era ex-noivo da vítima, foi condenado a 37 anos, três meses e 15 dias de prisão em regime fechado por ser apontado como o mandante do crime.
A condenação foi definida durante julgamento realizado entre os dias 7 e 9 de julho de 2025, no Fórum Henoch Reis, que também sentenciou Francisco de Almeida a 33 anos, nove meses e 19 dias de prisão, igualmente em regime fechado. Francisco foi identificado como o executor do crime e não compareceu ao julgamento.
De acordo com as investigações, Viviane foi alvo de dois ataques. No dia 7 de junho de 2012, Francisco, a mando de Alesson, atirou contra a vítima na Avenida Timbira, no bairro Cidade Nova, deixando-a ferida e hospitalizada. Após se recuperar, Viviane foi alvo de um novo ataque no dia 23 de maio de 2013, no mesmo local, quando foi baleada novamente e não resistiu aos ferimentos.
Com a sentença, a Justiça expediu mandados de prisão preventiva contra os dois condenados. Alesson permaneceu foragido até ser localizado e preso nesta terça-feira. Ele foi encaminhado ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizado na avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, também na zona oeste de Manaus.
Veja reportagem:


