Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

‘Careca do INSS’ é mandado para a Papuda após advogado deixar defesa

Compartilhe
‘Careca do INSS’ é mandado para a Papuda após advogado deixar defesa

Brasil – O lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, mais conhecido como Careca do INSS, foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, nos últimos dias. Apontado como um dos principais operadores de um esquema bilionário de fraudes na Previdência Social, ele estava detido desde 12 de setembro na Superintendência da Polícia Federal (PF) na capital federal.

A mudança de local de custódia ocorre em meio a uma reviravolta na defesa do investigado. O criminalista Cleber Lopes, que representava Antunes até recentemente, abandonou o caso no dia 20 de outubro, citando “questões de foro íntimo”. A atual equipe de advogados confirmou à coluna a transferência para a Papuda, sem entrar em detalhes sobre os motivos da troca de representação legal.

Careca do INSS é acusado de atuar como intermediário em um esquema que envolvia descontos indevidos de mensalidades associativas diretamente nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS, sem qualquer autorização das vítimas. De acordo com investigações da PF, empresas ligadas ao lobista funcionavam como ponte financeira para associações suspeitas, movimentando valores que podem ultrapassar a casa dos bilhões de reais. O caso ganhou repercussão após reportagens exclusivas do Metrópoles, que expuseram as ramificações da fraude.

A prisão preventiva de Antunes foi decretada em setembro, e ele permaneceu na superintendência da PF até a recente transferência. Durante esse período, o lobista prestou depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, instalada para apurar as irregularidades na Previdência. Na ocasião, acompanhado por Cleber Lopes, Careca enfrentou um ambiente hostil: parlamentares o provocaram, chamando-o de “ladrão”, o que levou o advogado a bater boca com os congressistas em defesa de seu cliente. Imagens do momento, captadas pela PF, mostram o lobista sendo escoltado em viaturas e camburões ao entrar e sair do Congresso Nacional.

A saída de Cleber Lopes da defesa levanta questionamentos sobre a estratégia jurídica de Antunes, especialmente em um momento em que as investigações avançam. Além das fraudes no INSS, o lobista acumula outros problemas: ele é alvo de apurações por omissão de bens na declaração à Receita Federal, incluindo um apartamento nos Estados Unidos; deve cerca de R$ 1,5 milhão ao governo federal; e empresas ligadas a ele, inclusive uma no setor de cannabis, apresentaram movimentações financeiras atípicas. Uma delas, por exemplo, efetuou pagamento de R$ 500 mil a um suplente da senadora Damares Alves.

Com a transferência para a Papuda, Careca do INSS deixa as instalações da PF – consideradas mais confortáveis para presos em fase de inquérito – e passa a integrar o sistema penitenciário comum do Distrito Federal. A medida pode sinalizar um endurecimento da Justiça em relação ao caso, à medida que novas provas surgem e a CPMI aprofunda suas apurações.

O esquema revelado pelo Metrópoles expôs vulnerabilidades no sistema de descontos consignados do INSS, afetando milhares de beneficiários em todo o país. Autoridades estimam que as associações investigadas cobravam valores mensais sem consentimento, gerando prejuízos vultosos à Previdência e enriquecimento ilícito aos envolvidos.

A defesa atual de Antunes não comentou as acusações específicas, limitando-se a confirmar a mudança de presídio. A PF e o Ministério Público Federal (MPF) seguem com as investigações, que podem resultar em novas prisões e indiciamentos nos próximos meses.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais