Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Ambulantes irregulares flagrados com alimentos vencidos agridem guardas municipais durante reordenamento do Centro de Manaus

Compartilhe
Ambulantes irregulares flagrados com alimentos vencidos agridem guardas municipais durante reordenamento do Centro de Manaus

Manaus – Agentes da Guarda Municipal de Manaus foram agredidos nesta quinta-feira (7/8) por ambulantes que atuavam de forma irregular e vendendo produtos fora da validade no Centro da cidade. A ação ocorreu durante a continuidade do programa “Mutirão no Bairro”, que tem promovido o reordenamento da área central da capital amazonense. Dois servidores públicos tiveram ferimentos graves, incluindo cortes na cabeça, e vídeos que circulam nas redes sociais mostram um dos guardas com o rosto ensanguentado. Além das agressões, servidores da Prefeitura relataram ameaças feitas por membros de facções criminosas que estariam infiltrados entre os ambulantes.

Os servidores foram agredidos com pedras e paus lançados na direção deles enquanto atuavam na fiscalização de galpões irregulares que abrigavam alimentos velhos infestados com insetos.

Veja vídeo: 

A operação faz parte de uma força-tarefa liderada pela Prefeitura de Manaus, com a participação de 16 secretarias municipais, voltada à revitalização do Centro Histórico. Um dos focos principais tem sido a retirada de ambulantes irregulares, muitos dos quais foram flagrados vendendo alimentos vencidos ou armazenados em condições precárias.

No primeiro dia da ação, realizada na segunda-feira (4/8), mais de 250 produtos vencidos ou adulterados foram apreendidos por fiscais. Entre os itens recolhidos estavam salames, torradas e outros alimentos perecíveis, muitos deles com datas de validade alteradas por meio de equipamentos encontrados no local. Alguns dos produtos eram comercializados em carrinhos e barracas improvisadas, especialmente na rua Miranda Leão, onde os fiscais encontraram ambientes escuros, úmidos e infestados por ratos e baratas.

A ação conta com a atuação da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), da Vigilância Sanitária (Visa Manaus) e da Guarda Municipal. Embora o primeiro dia da operação tenha transcorrido sem confrontos, o episódio desta quinta-feira marca uma escalada de tensão diante da resistência de comerciantes irregulares que colocam a saúde da população em risco.

A Prefeitura afirma que o objetivo do “Mutirão no Bairro” é devolver a ordem, a segurança e a salubridade ao Centro da cidade, garantindo melhores condições para consumidores e comerciantes que atuam de forma regular.

A continuidade da operação está mantida, e os casos de agressão estão sendo investigados pelas autoridades competentes.

Confira reportagem: 



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais