Vulcão entra em erupção e voos são cancelados no Japão; veja vídeo
Mundo – O vulcão Sakurajima, um dos mais ativos do Japão, entrou em erupção neste domingo (16) na ilha de Kyushu, lançando uma coluna de fumaça e cinzas que atingiu 4,4 quilômetros de altura. A atividade vulcânica provocou o cancelamento de cerca de 30 voos no Aeroporto de Kagoshima e afetou a visibilidade em várias áreas da região.
Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), a primeira explosão ocorreu por volta da 1h no horário local, 16h de sábado no Brasil — seguida de outras duas erupções às 2h30 e às 8h50. Esta é a primeira vez em mais de um ano que o Sakurajima registra uma coluna de cinzas superior a 4 km, informou a agência Kyodo.
Veja os vídeos:
A queda de material vulcânico atingiu Kagoshima e avançou também para a província vizinha de Miyazaki, onde moradores relataram acúmulo de cinzas desde as primeiras horas da manhã. A nuvem seguiu em direção ao nordeste.
Apesar do impacto no transporte aéreo e da baixa visibilidade provocada pelas cinzas, as autoridades locais afirmam que não há registro de danos graves. No entanto, o acesso à montanha permanece restrito como medida de segurança.
A prefeitura e as agências meteorológicas recomendam que moradores e turistas usem máscaras e guarda-chuvas, evitem áreas abertas e redobrem a atenção ao dirigir. Cinzas vulcânicas podem comprometer vias, prejudicar motores e causar irritação respiratória.
O Sakurajima é conhecido por sua intensa atividade e, em 2019, chegou a lançar cinzas a mais de 5,5 quilômetros de altura.


