Trump lança oficialmente ‘Conselho da Paz’ em Davos com críticas à ONU: ‘Eu nunca nem falei com eles’
Mundo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizou uma cerimônia nesta quinta-feira (22), para lançar o chamado “conselho da paz”, órgão criado para consolidar o cessar-fogo em Gaza e administrar o território palestino de forma interina, mas que, segundo o americano, pode ter um papel mais amplo na resolução de conflitos mundiais. Isso pode preocupar outras potências globais e as Nações Unidas, que o mandatário aproveitou para criticar durante a assinatura do projeto, em Davos, às margens do Fórum Econômico Mundial.
“Eu acabei com oito guerras e nunca precisei falar com as Nações Unidas sobre isso. Eles poderiam ter acabado com essas oito guerras mas não conseguiram”, disse Trump, acrescentando que a organização possui “tremendo potencial que não tem sido totalmente aproveitado”, embora tenha afirmado que o “conselho de paz” pode trabalhar em colaboração com a ONU.
Tal conselho foi originalmente concebido para supervisionar a reconstrução de Gaza. Mas uma versão preliminar da carta não parece limitar seu papel ao território palestino, o que adiciona à lista de controvérsias envolvendo o novo órgão como o custo de US$ 1 bilhão para adesão permanente.


