Trump diz que reunião com Zelensky foi excelente e afirma que acordo de paz entre Ucrânia e Rússia está próximo
Mundo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, neste domingo (28), que a reunião com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi “excelente”, e que foram feitos progressos para o fim da guerra com a Rússia.”Acho que estamos nos aproximando muito, talvez muito perto [a paz/acordo]”, destacou o presidente norte-americano. “Fizemos muito progresso no fim dessa guerra”, prosseguiu.
Ainda segundo Trump, os russos querem acabar com a guerra. Zelensky citou que iria discutir a desmilitarização da região de Donbass.
Horas antes, o líder dos Estados Unidos disse que teve uma “boa conversa” com o presidente russo, Vladimir Putin.
As negociações em Mar-a-Lago entre Zelensky e Trump, anunciadas com apenas dois dias de antecedência, visam resolver as divergências no plano de paz original de 28 pontos que o republicano propôs no mês passado e que a Ucrânia revisou para 20 pontos. Enviados americanos têm trabalhado intensamente para finalizar uma proposta que seja aceitável tanto para a Ucrânia quanto para a Rússia.
Donald Trump, que está na cidade de Palm Beach, no estado da Flórida, desde 20 de dezembro, interrompeu suas férias para a reunião
O encontro foi organizado após o presidente ucraniano ter conversado por telefone, no final da semana passada, com Steve Witkoff, enviado de Trump para assuntos externos, e Jared Kushner, genro do presidente, que está trabalhando para finalizar o acordo de paz.
Com informações da CNN Mundo.


