Supertufão Fung-wong deixa mortos e força mais de 1 milhão a deixarem suas casas nas Filipinas
Mundo – O supertufão Fung-wong provocou a morte de duas pessoas e obrigou mais de um milhão de filipinos a deixarem suas casas neste domingo (9). A tempestade começou a atingir o país pela costa noroeste e deve alcançar a região metropolitana de Manila nas próximas horas, segundo autoridades locais.
Com ventos superiores a 185 km/h, o fenômeno foi classificado como supertufão e levou o governo a decretar estado de emergência, em meio aos estragos deixados pelo Kalmaegi, que matou mais de 140 pessoas dias antes.
As chuvas torrenciais e os ventos intensos já causaram apagões e enchentes em várias províncias. Em Catanduanes, uma mulher morreu afogada; em Samar, outra vítima foi atingida por destroços.
Mais de 30 milhões de pessoas podem ser afetadas, de acordo com o Escritório de Defesa Civil. As autoridades reforçaram os alertas para deslizamentos e marés de tempestade e cancelaram escolas e voos em mais de 20 províncias. Ao menos 325 voos domésticos e 61 internacionais foram suspensos, e 6,6 mil passageiros seguem retidos em portos interditados.


