Quem ganha e quem perde nas prévias
WASHINGTON — As prévias democratas e republicanas em cinco estados americanos na chamada Superterça tiveram ganhadores e perdedores para além da contagem de votos. As votações ocorreram na Flórida, Ohio, Illinois, Carolina do Norte e Missouri onde o resultado continua indefinido.
Quem ganha
Donald Trump
Foi uma grande noite para o pré-candidato republicano. Apesar de ter perdido em Ohio para John Kasich, ele teve obteve vitórias fáceis na Flórida, Carolina do Norte e em Illinois. O magnata também está em uma disputa acirrada com Ted Cruz, no Missouri. Dependendo do resultado, ele pode precisar de apenas 54% dos delegados em estados restantes para conseguir a nomeação antes da convenção nacional republicana em julho.
Hillary Clinton
Após os resultados desta terça-feira, a democrata vai respirar mais tranquila. O Sul mais uma vez provou seu apoio à pré-candidata, que acumulou vitórias na Flórida, Carolina do Norte, Ohio e Illinois. Ela continua ampliando sua vantagem contra o senador Bernie Sanders e, neste momento, parece firmemente no controle da corrida. Ela precisa de apenas 42% dos delegados restantes para garantir a indicação.
Sondagens revelam, no entanto, que os democratas continuam a ter dúvidas sobre seu caráter. Em Ohio, por exemplo, entre os eleitores que classificaram a honestidade como o atributo mais importante em um candidato, Sanders ficou com 73% e Hillary com 26%.
John Kasich
O governador de Ohio ganhou em seu estado natal e os 66 delegados que vão junto com ele. Ele mais que dobrou seu total de delegados, somando 136. A má notícia é que é praticamente impossível para Kasich conseguir a nomeação republicana. Trump já soma 621 delegados enquanto Ted Cruz, 395. São necessários 1.237 delegados para vencer a candidatura.
Ted Cruz
O senador Cruz tem repetidamente afirmado que ele é o único candidato além de Trump que tem um caminho plausível para a nomeação. Mas as probabilidades estão ficando mais distantes a cada dia.
Quem perde
Bernie Sanders
Sua incapacidade de conquistar o apoio entre os eleitores minoritários no sul — e agora, ao que parece, em grande parte do Centro-Oeste — pode cravar a derrota do senador. Há um número de estados nas próximas semanas que poderiam dar vitórias a ele. Mas Sanders precisa de vitórias maciças neste momento.
Marco Rubio
O candidato que se tornou a última esperança do establishment sofreu uma derrota amarga em seu estado natal da Flórida e saiu da disputa.


