Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Macri: decisão da ONU reforça pretensão pelas Malvinas

Compartilhe

BUENOS AIRES – O governo do presidente argentino, Mauricio Macri, comemorou ontem a decisão da Convenção das Nações Unidas sobre Direito ao Mar de ampliar em 1,7 milhão de quilômetros quadrados a Plataforma Continental argentina no Atlântico Sul como uma vitória do país na histórica queda de braço com o Reino Unido pelo território das Ilhas Malvinas. Para a Casa Rosada, a resolução da ONU, considerada praticamente irrelevante por porta-vozes do governo britânico, representa “um reconhecimento da disputa pela soberania” das Malvinas (parte do território britânico desde 1833).

— Trata-se de uma grande notícia para a soberania argentina — declarou o presidente.

Desde que chegou ao poder, em dezembro, Macri buscou reaproximar-se de vários países, entre eles o Reino Unido, mas sem renunciar à luta da Argentina para recuperar as ilhas.

‘Decisão reafirma soberania’

O objetivo de seu governo é retomar a cooperação entre os dois países, mas sempre deixando claro que a reivindicação pelas Malvinas é uma política de Estado que será mantida.

A resolução da ONU foi considerada um precedente importantíssimo para os argentinos e uma decisão “que não é legalmente obrigatória” pelos britânicos, que ontem argumentaram “ainda não terem lido o texto”, para evitarem fazer comentários. A convenção aprovou, por unanimidade, um pedido feito pela Argentina durante o governo Cristina Kirchner (2007-2015) que, na prática, implica que a plataforma continental do país crescerá em torno de 35% em relação à sua dimensão atual.

No início de março, quando realizou seu primeiro discurso de abertura do Congresso como presidente, Macri foi criticado pela oposição por não ter mencionado as Malvinas. Ontem, porém, Executivo e Chancelaria do país deram grande destaque à resolução.

— A decisão reafirma nossos direitos de soberania numa zona política, econômica e estrategicamente importante — disse a chanceler Susana Malcorra.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais