Irã debocha de Trump e posta soldado fazendo ‘carinho’ em bomba nuclear; veja vídeo
Mundo – Em um ato carregado de ironia, páginas oficiais do Irã nas redes sociais divulgaram, nesta terça-feira (17), a imagem de um soldado iraniano fazendo carinho em uma bomba nuclear, acompanhada da enigmática palavra “talvez”.
A postagem, publicada em meio ao quinto dia de confrontos entre Israel e Irã, que já deixaram dezenas de mortos em Israel e centenas no país persa, é uma clara provocação às recentes exigências do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que Teerã abandone seu programa nuclear. O gesto audacioso intensifica a tensão em um cenário global já volátil, enquanto o mundo observa os desdobramentos com apreensão.
ربما..
Maybe pic.twitter.com/tB02PrPbp1— إيران بالعربية (@iraninarabic_ir) June 17, 2025
Trump Pressiona: “Sem Armas Nucleares para o Irã”
Falando a jornalistas da CBS a bordo do avião presidencial, após retornar antecipadamente da cúpula do G7 no Canadá, Trump foi enfático: “O Irã deve abandonar completamente o enriquecimento de urânio. Eles não podem ter uma arma nuclear.” A declaração reflete a postura linha-dura do presidente americano em meio aos ataques israelenses que atingiram alvos militares, nucleares e até a TV estatal iraniana. Na segunda-feira (16), Trump chegou a pedir que os moradores de Teerã evacuassem a cidade “imediatamente”, lamentando que o Irã “não assinou o acordo que eu disse para assinarem”, classificando a situação como “uma vergonha e desperdício de vidas humanas”.
O republicano também desmentiu, em seu perfil no Truth Social, as alegações do presidente francês Emmanuel Macron de que ele teria deixado o G7 para negociar um cessar-fogo entre Israel e Irã. “Errado!”, escreveu Trump, afirmando que o conflito é “muito maior” do que uma simples questão de trégua. Ele ainda declarou que não fez contato com o Irã para conversações de paz, mas deixou a porta entreaberta: “Se eles querem conversar, sabem como entrar em contato.”