Hillay Clinton lidera corrida com 13 pontos de diferença de Trump, diz pesquisa
WASHINGTON — A democrata Hillary Clinton aparece na frente de Donald Trump na corrida pela Presidência dos Estados Unidos com uma margem de 13 pontos, de acordo com uma pesquisa da CNN divulgada nesta quarta-feira, um dia depois de o republicano levar uma vitória decisiva em Indiana e forçar a desistência do principal rival, Ted Cruz.
De acordo com o levantamento, a ex-secretária de Estado lidera com 54% contra 41% de Trump, sua maior vantagem sobre o magnata desde julho passado.
As razões dos eleitores são amplamente diversas, com 48% dos partidários de Hillary justificando seu voto porque de fato a apoiam, enquanto 51% atribuem sua escolha em um protesto contra Trump.
Por outro lado, 57% dos partidários de Trump o apoiam por oposição a ter outro Clinton na Casa Branca, enquanto 43% realmente respaldam a sua campanha.
Entre os entrevistados, Hillary Clinton é considerada a melhor candidata em questões como alterações climáticas, política externa, educação, cuidados de saúde, desigualdade de renda, imigração e terrorismo.
Mas os eleitores sugeriram que Trump seria melhor para a economia, o que americanos consideram o principal desafio para o próximo presidente.
Com uma margem de erro de mais ou menos 3,5 pontos percentuais, a pesquisa ouviu 1.001 americanos entre 28 de abril e 1º de maio.


