Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Guiana planeja recorrer ao Conselho de Segurança da ONU se disputa com Venezuela avançar

Compartilhe
Guiana planeja recorrer ao Conselho de Segurança da ONU se disputa com Venezuela avançar

Mundo – O presidente da Guiana, Irfaan Ali, disse que irá acionar o Conselho de Segurança da ONU nesta quarta-feira, 6, contra a Venezuela.

Para ele, as declarações do ditador Nicolás Maduro constituem uma “ameaça direta” ao seu país.

“Esta é uma ameaça direta à integridade territorial, à soberania e à independência política da Guiana”, afirmou o presidente da Guiana. “Não permitiremos que o nosso território seja violado, nem que o desenvolvimento do nosso país seja prejudicado por esta ameaça desesperada.”

“A Força de Defesa da Guiana está em alerta máximo. A Venezuela declarou-se claramente uma nação fora da lei”, completou.

Na terça, 5, Maduro divulgou o que seria o novo mapa da Venezuela, com a incorporação da região de Essequibo, região contestada pelos venezuelanos e que representa 70% da vizinha Guiana, ao território venezuelano.

O ditador venezuelano também anunciou a criação da zona de defesa integral da Guiana Essequiba e nomeou o major-general Alexis José Rodríguez Cabello como autoridade da área.

No domingo, 3, a Venezuela organizou um plebiscito em seu território para avalizar a anexação de parte do território do país vizinho. Obviamente, a consulta não contou com a participação dos 125 mil habitantes da região que pertence à Guiana e é rica em petróleo.

Com informações O Antagonista 


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais