Fronteira de Rafah, entre Gaza e Egito, é reaberta após quase dois anos
Mundo – A passagem de Rafah, na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, foi reaberta nesta segunda-feira (2) após permanecer fechada por Israel desde maio de 2024. Segundo fontes israelenses, a circulação está autorizada nos dois sentidos, porém limitada a até 50 deslocamentos diários.
De acordo com a agência AFP, a retomada das operações ocorreu após a chegada da missão europeia Eubam, responsável por dar apoio à gestão da travessia. No domingo (1º), Israel já havia permitido movimentações pontuais no local, considerado estratégico para a entrada de ajuda humanitária e para o andamento do cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
A expectativa é de que a reabertura possibilite a saída de cerca de 20 mil pessoas que precisam de atendimento médico, além do retorno de milhares de palestinos que estavam fora de Gaza. O fluxo também deve viabilizar a entrada dos 15 integrantes da Comissão Nacional para a Administração de Gaza, que atuará na gestão do território durante um período de transição.
A medida integra o plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para encerrar o conflito iniciado em 7 de outubro de 2023, após o ataque do Hamas a Israel. Apesar da trégua em vigor desde outubro de 2025, novos bombardeios israelenses no sábado (31) deixaram 32 mortos em Gaza, segundo a Defesa Civil local, em um dos episódios mais violentos desde o início do cessar-fogo.


