Erupção de vulcão na Indonésia causa cancelamento de voos para Bali; população deve evitar arredores
Mundo – Uma grande coluna de cinzas foi lançada a uma altura de 11 quilômetros depois da erupção do Monte Lewotobi Laki-laki, na província de East Nusa Tenggara, Indonésia, nesta terça-feira (17).
Autoridades elevaram o nível de alerta para vermelho — o mais perigoso da escala.
Veja vídeo:
O chefe da agência de geologia Muhammad Wafid pediu aos moradores e turistas que evitem realizar qualquer atividade a menos de menos 8 km da cratera do vulcão, alertando para a possibilidade de inundações perigosas, formadas de lama ou detritos de materiais vulcânicos, em caso da ocorrência de chuvas fortes, especialmente em comunidades próximas a rios.
Os moradores também foram orientados a usar máscaras faciais para se proteger das cinzas vulcânicas. O vulcão Lewotobi Laki-Laki, que está localizado a 1.703 metros acima do nível do mar, entrou em erupção às 17h35 pelo horário local na terça-feira, (18h35 de segunda-feira em Brasília) informou a agência de vulcanologia em um comunicado. Após a erupção, as autoridades elevaram o alerta de desastre da Indonésia para o mais alto patamar de um sistema de quatro níveis.
A última erupção desse mesmo vulcão tinha sido registrada no mês passado.