Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Coreia do Norte apresenta nova arma nuclear capaz de causar “tsunami radioativo”

Compartilhe
Coreia do Norte apresenta nova arma nuclear capaz de causar “tsunami radioativo”

Coreia do Norte – Nesta sexta-feira (24/3), o ditador da Coreia do Norte Kim Jong Un apresentou uma nova arma nuclear secreta que é capaz de provocar um “tsunami radioativo”, de acordo com informações divulgadas pela agência estatal KCNA. A nova retórica nuclear acontece um dia após o fim dos exercícios militares entre Washington e Seul na península coreana.

A nova arma vem sendo desenvolvida desde 2012, de forma secreta, com testes recentes realizados entre os dias 21 e 23 deste mês.

“A missão da arma estratégica nuclear subaquática é se infiltrar furtivamente em águas operacionais e fazer um tsunami radioativo em super escala, por meio de explosão subaquática para destruir grupos de navios de guerra e os principais portos operacionais do inimigo”, diz a reportagem.

Apesar de nunca ter sido apresentada pela Coreia do Norte, a mídia estatal afirma que a arma já foi testada em mais de 50 ocasiões nos últimos 2 anos, sendo 29 vezes com Kim Jong Un guiando pessoalmente os exercícios. O anúncio acabou levantando suspeitas sobre a veracidade do novo drone norte-coreano.

“Parece que a Coreia do Norte tem lido notícias sobre o drone subaquático nuclear Poseidon da Rússia”, ironizou Hans Kristensen, diretor do Projeto de Informação Nuclear da Federação de Cientistas Americanos em postagem no Twitter.

“Costumo levar a Coreia do Norte a sério, mas não posso descartar a possibilidade de que isso seja uma tentativa de fraude/operação psicológica”, disse Anki Panda, do Programa de Política Nuclear do Fundo Carnegie para a Paz Internacional.

Seul responde

Após o anúncio do suposto drone capaz de provocar tsunamis radioativos, a Coreia do Sul respondeu prometeu retaliar os recentes testes de armas realizados pela Coreia do Norte.

“A Coreia do Norte está avançando com suas armas nucleares a cada dia e realizando provocações com mísseis com uma intensidade sem precedentes”, disse o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol.

Aumentando ainda mais a tensão militar que paira sobre a península coreana desde o início de atividades militares conjuntas entre Washington e Seul, o líder sul-coreano afirmou que o regime de Kim Jong Un irá pagar por tais atos.

“Vou garantir que a Coreia do Norte pague o preço por suas provocações imprudentes”, disse.

 

 

*Com informações do Metrópoles*


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais