Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Ciclone tropical atinge a Califórnia pela primeira vez e causa destruição; veja vídeos

Compartilhe
Ciclone tropical atinge a Califórnia pela primeira vez e causa destruição; veja vídeos

Mundo – A Califórnia, nos Estados Unidos, enfrentou sua primeira tempestade tropical em mais de oito décadas neste domingo (20), desencadeando inundações e a evacuação de moradores em regiões que normalmente sofrem com secas. A tempestade, conhecida como Hilary, anteriormente classificada como furacão, trouxe ventos alcançando velocidades de até 95 km/h, surpreendendo a população que havia experimentado um calor extremo no mês passado. Até o momento, não há informações sobre feridos, mas o governador da Califórnia, Gavin Newsom, decretou estado de emergência em grande parte do sul do estado, com alertas de enchentes válidos pelo menos até a manhã desta segunda-feira (21).

A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, chamou o evento de “um fenômeno climático sem precedentes”, referindo-se ao alerta emitido pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA, que destacou a ameaça de “inundações catastróficas” e o risco de perdas de vidas devido às chuvas no sudoeste do país.

Após causar danos no México, a tempestade Hilary atingiu o condado de San Diego na noite de domingo, marcando a primeira tempestade tropical na região desde 1939. Mais ao norte, autoridades do condado de San Bernardino, próximo a Los Angeles, ordenaram a evacuação de áreas montanhosas devido a inundações, quedas de árvores e deslizamentos de terra.

As praias de Los Angeles foram fechadas, e os moradores correram para os mercados em busca de água e mantimentos. Bass expressou preocupação com a possibilidade de as pessoas subestimarem a situação e saírem de casa quando deveriam permanecer em segurança.

Os danos ainda estão sendo avaliados, e o presidente Joe Biden ordenou o envio de socorristas e suprimentos federais para a região. Há uma preocupação especial com as cerca de 75 mil pessoas em situação de rua em Los Angeles, que são consideradas “vulneráveis”.

As autoridades estabeleceram pelo menos cinco abrigos contra tempestades e mobilizaram mais de 7.500 socorristas, incluindo soldados da Guarda Nacional e equipes de resgate em águas rápidas. Como medida de precaução, escolas em Los Angeles e San Diego cancelaram as aulas desta segunda-feira. Em San Diego, os moradores encheram sacos de areia para se protegerem de possíveis inundações.

Em Rancho Mirage, a leste de Los Angeles, veículos foram submersos pelas enchentes, deixando moradores surpresos e preocupados. Espera-se que a tempestade Hilary avance pelo estado de Nevada ao longo do dia, com previsões de fortes chuvas em regiões desérticas antes de enfraquecer.

Antes de atingir os Estados Unidos, a tempestade tropical Hilary causou estragos na península da Baixa Califórnia, no México, desencadeando chuvas intensas e uma enchente súbita que resultou em uma morte. Estradas foram danificadas, e vídeos nas redes sociais mostraram torrentes de água descendo pelas ruas das cidades. O Exército mexicano ativou 35 abrigos para mais de 1.700 pessoas afetadas pela tempestade.

Nos Estados Unidos, a tempestade Hilary causou perturbações em voos e eventos esportivos antes mesmo de tocar o solo. As autoridades alertaram que, embora o fenômeno tenha perdido intensidade ao se aproximar da costa, ainda poderia ser a pior tempestade a atingir o sudoeste do país, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.

Veja vídeos:

 


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais