Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Caminhão com ajuda humanitária capota e mata 20 pessoas em Gaza; veja vídeo

Compartilhe
Caminhão com ajuda humanitária capota e mata 20 pessoas em Gaza; veja vídeo

Mundo – Ao menos 20 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após um caminhão que transportava alimentos capotar sobre uma multidão na região de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza, na noite desta terça-feira (5). A tragédia foi confirmada pela Defesa Civil de Gaza na manhã desta quarta-feira (6), que acusa o Exército israelense de forçar os motoristas a trafegar por rotas perigosas e bombardeadas.

“Centenas de civis aguardavam a entrega de mantimentos quando o caminhão tombou”, afirmou o porta-voz Mahmoud Bassal à agência France-Presse (AFP). Segundo ele, o acidente ocorreu em uma via em más condições, resultado dos ataques anteriores na região.

O governo local, liderado pelo grupo Hamas, responsabilizou diretamente as autoridades israelenses. Em comunicado, afirmou que “o ocupante está obstruindo deliberadamente a passagem segura da ajuda, forçando motoristas a seguir por estradas sobrecarregadas de civis famintos, que aguardam há semanas por suprimentos”. Ainda segundo o texto, essa prática tem levado a “multidões desesperadas que cercam e, por vezes, atacam caminhões para tentar garantir algum alimento”.

O Exército de Israel disse à AFP que está apurando as denúncias.

Veja o vídeo:

Crise humanitária se agrava

A tragédia ocorre em meio a uma crise humanitária alarmante em Gaza. De acordo com o Ministério da Saúde local, pelo menos cinco pessoas morreram de fome nas últimas 24 horas, elevando o número total de mortes por desnutrição desde o início da guerra para 193, incluindo 96 crianças.

Apesar de Israel ter anunciado na terça-feira (5) a autorização gradual da entrada de mercadorias por meio de comerciantes locais — como alimentos básicos, itens de higiene, frutas e produtos infantis — a distribuição permanece altamente instável e insuficiente, segundo organizações humanitárias.

Entidades internacionais alertam para o risco crescente de uma fome generalizada, diante das severas restrições à entrada de ajuda e da destruição da infraestrutura civil por ataques constantes.

 



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais