Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

‘CALORÃO’: o ano de 2024 será o mais quente da história e o Brasil será o mais atingido, afirma a ONU

Compartilhe
‘CALORÃO’: o ano de 2024 será o mais quente da história e o Brasil será o mais atingido, afirma a ONU

Mundo – 2024 pode ser um ano mais quente que o atual. O fenômeno El Niño deve durar pelo menos até abril do ano que vem e, com isso, eventos climáticos como ondas de calor, inundações e secas podem ser mais graves, com o Brasil sendo o mais atingido. Foi o que informou a ONU nesta quarta-feira (8).

O El Niño é o aquecimento da parte leste da superfície do oceano Pacífico, próximo à costa da América do Sul.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, parte da ONU, o fenômeno se desenvolveu rapidamente durante julho e agosto e deve atingir o pico entre novembro e janeiro de 2024.

O professor de Meteorologia da USP, Ricardo de Camargo, explica que o fenômeno impacta as chuvas no Brasil – aumenta no Sul e reduz no Norte e Nordeste.

O climatologista chefe do departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Francisco Aquino, alerta para a relação entre o El Niño com as mudanças climáticas causadas pelo homem.

Segundo a ONU, as previsões mais recentes e a avaliação de especialistas sugerem alta chance do aquecimento contínuo no oceano Pacífico pelo menos até abril de 2024.

Brasil 

A onda de calor já está nos seus estágios iniciais e tende a ganhar muita força durante os próximos dias. A temperatura na tarde desta terça-feira (7) atingiu 42º no município de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul. No Estado do Mato Grosso, a temperatura se elevou a 40º em Cuiabá.

O calor mais extremo, inicialmente, atinge áreas do Centro-Oeste, como nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Até sexta-feira, o calor mais intenso concentra-se no Centro-Oeste e no interior de São Paulo, mas a partir do fim de semana a massa de ar quente se amplia e as máximas muito altas passam a alcançar mais áreas. Isso porque a massa de ar quente ganha força e se expande geograficamente a partir do sábado.

A tendência fica evidente nos mapas abaixo com a projeção de temperatura máxima dia a dia entre esta quarta e o sábado a partir de dados do modelo do serviço meteorológico alemão (Icon).

Por isso, embora já faça calor em muitas áreas do Sudeste do Brasil entre hoje e sexta, as temperaturas se elevam acentuadamente a partir de sábado, quando as máximas vão passar dos 40ºC em várias cidades do interior de São Paulo e podem alcançar até 36ºC ou 37ºC na cidade de São Paulo. O mesmo deve ocorrer com Belo Horizonte, que pode bater em 36ºC ou 37ºC no sábado.

Com informações do Agência Brasil. 


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais