Avalanche em montanha deixa 5 turistas mortos na Itália; veja vídeo
Mundo – Cinco turistas alemães morreram após serem atingidos por uma avalanche na região do Tirol do Sul, no norte da Itália, informaram equipes de resgate neste domingo (2). As vítimas faziam trilhas de montanhismo na Vertainspitze (ou Cima Vertana, em italiano), a mais de 3,5 mil metros de altitude, quando foram surpreendidas pelo deslizamento de neve.
Três corpos, de dois homens e uma mulher, foram encontrados ainda no sábado (1º). As outras duas vítimas, um homem e sua filha de 17 anos, estavam desaparecidas e foram localizadas sem vida na manhã deste domingo.
Veja o vídeo:
Subida ao entardecer e tragédia anunciada
Segundo os socorristas, a avalanche começou a cerca de 100 metros do pico da montanha, por volta das 16h de sábado, um horário considerado tardio para esse tipo de subida. As equipes acreditam que os turistas tenham despencado de uma altura de cerca de 200 metros, o que inviabilizou qualquer chance de sobrevivência.
Os montanhistas faziam parte de três grupos independentes — um com três pessoas e dois com duas —, que subiam separadamente. Dois homens conseguiram sobreviver e foram resgatados de helicóptero para um hospital na cidade de Bolzano.
A trilha até o Vertainspitze é descrita como longa e exaustiva, mas não tecnicamente difícil. O grupo havia iniciado a caminhada ainda pela manhã, em Sulden, e foi surpreendido pela avalanche no fim da tarde, quando o dia já começava a escurecer.
Região de risco constante
O Tirol do Sul é uma das áreas mais procuradas por turistas alemães para montanhismo e esqui. O pico mais alto da região é o Ortler, com 3.905 metros. Acidentes desse tipo são frequentes nos Alpes italianos, que registram uma das maiores médias de mortes por avalanche da Europa na última década.
De acordo com especialistas, o número de tragédias tem aumentado nos últimos anos, principalmente por causa do aumento de pessoas se aventurando em áreas remotas logo após fortes nevascas.



