Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Segurança Pública recebeu mais de 10,3 mil denúncias anônimas até novembro

Compartilhe
Segurança Pública recebeu mais de 10,3 mil denúncias anônimas até novembro

Manaus – Mais de 10,3 mil denúncias da população foram recebidas de janeiro a novembro deste ano pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) via Disque-Denúncia 181. O número corresponde a um aumento de 51% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram recebidas 6,8 mil denúncias.

Os dados são da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), que coordena o serviço e transmite as denúncias para investigação pelas unidades policiais. De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares, o aumento no número de denúncias resultou, consequentemente, em um aumento no número de prisões e combate à criminalidade, diminuindo, assim, a quantidade de homicídios e latrocínios em todo estado.

“Feitas às devidas depurações, 40% dessas denúncias viraram procedimentos e os indivíduos foram de fato presos. Isso demonstra claramente que a população passou a acreditar mais no trabalho da polícia e a denunciar mais. Essas denúncias estão resultando em prisões”, disse o secretário.

Os meses com maior percentual de aumento de denúncias foram fevereiro, no qual foram recebidas 821 denúncias neste ano contra 447 recebidas em 2017, totalizando um aumento de 83,7%, maio (85,2%), julho (68,1%) e setembro (64,2%).

Das 10.396 denúncias recebidas este ano, 68,97% (7.171) foram referentes ao tráfico de entorpecentes em todo o estado. Entre as demais denúncias estão localização de foragidos do sistema prisional, roubos e furtos em geral, homicídio, maus tratos a idosos, corrupção de menores (aliciamento, abuso), além de violência doméstica/familiar e estelionato.

Horário ampliado – Segundo o secretário executivo da SSP-AM, delegado Herbert Lopes, o aumento no número de denúncias também é em decorrência da ampliação do horário de atendimento do Disque-Denúncia.

Desde abril deste ano, o 181 passou a funcionar em regime de 24 horas, de domingo a domingo. Até o mês de maio, o serviço funcionava de 7h30 até às 22h. Com a ampliação do horário de atendimentos, o número de denúncias teve um aumento de 52,6% se comparados o período de abril a novembro deste ano e do ano passado.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais