SAMU aciona helicóptero para salvar vida de criança e idosa em Manaus; veja
Manaus – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) contou com o apoio do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), para realizar dois resgates aeromédicos de emergência na tarde desta sexta-feira (17/10), em Manaus. As vítimas são uma idosa de 76 anos, com fratura no quadril, e uma criança de nove anos que apresentava quadro grave de insuficiência respiratória.
As ocorrências foram registradas nas comunidades Jatuarana e Lindo Amanhecer, áreas de difícil acesso na capital. Em ambos os casos, o helicóptero do Dioa foi acionado para garantir o socorro rápido e seguro das vítimas.
De acordo com o coordenador do Dioa, delegado Rafael Montenegro, as duas operações exigiram grande esforço logístico e a atuação conjunta entre as equipes do Samu e do resgate aéreo.
— A equipe do Samu ainda teve que pegar um barco para poder chegar até onde a idosa se encontrava, em um local inacessível até mesmo para o helicóptero. Pousamos na comunidade e, de lá, a equipe médica seguiu de barco, estabilizou a paciente e, devido à gravidade, realizamos o transporte direto para o Hospital João Lúcio, explicou Montenegro.
A idosa foi levada em estado crítico ao Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, onde recebeu atendimento especializado.
Já na comunidade Lindo Amanhecer, o segundo resgate envolveu um menino de nove anos em crise respiratória severa. O delegado informou que o deslocamento, que por via fluvial levaria cerca de seis horas, foi feito em apenas 22 minutos graças ao apoio aéreo.
— O quadro da criança era realmente crítico, mas, com todo o cuidado e zelo da equipe do Samu, conseguimos estabilizá-lo durante o voo. Trouxemos o paciente até a base do Dioa, de onde foi encaminhado de ambulância para o hospital, relatou o coordenador.
Após o pouso, a criança foi acolhida pela equipe médica do Samu, acompanhada da mãe, e encaminhada ao Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste, no bairro São José.
As ações reforçam a importância da integração entre os serviços de urgência e o suporte aéreo da SSP-AM, que tem sido fundamental para salvar vidas em áreas de difícil acesso na capital e no interior do estado.