Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Prefeitura suspende cobrança de taxa de coleta de lixo em Manaus

Compartilhe
Prefeitura suspende cobrança de taxa de coleta de lixo em Manaus

Prevista para ser cobrada em junho deste ano, a Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) ou, simplesmente, Taxa de Coleta de Lixo, terá sua implementação suspensa na capital. A informação foi confirmada pelo próprio prefeito Arthur Virgílio Neto nesta quinta-feira (14), depois do pleito da Câmara Municipal de Manaus (CMM) pela revisão de alguns parâmetros para efetivação da cobrança da taxa.

Segundo o prefeito, quase todas as capitais brasileiras estão em consonância com a Política Nacional de Saneamento Básico (Lei 11.445/2007) e fazem uso da taxa do lixo para cobrir custos dos serviços públicos de coleta domiciliar. A taxa seria cobrada da parcela da população que se utiliza do serviço, preservando os cidadãos mais carentes.

Ajustes
Conforme documento protocolado pela Comissão de Obras e Serviços Públicos da CMM, presidida pelo vereador Gilvandro Mota (PTC), a implementação da Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares esbarra nos artigos 86 e 87 da referida proposta, que versam sobre a obrigatoriedade da autodeclaração do contribuinte quanto à classificação da sua Unidade Geradora de Resíduos (UGR).


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais