Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Prefeitura recebe certificação de Tecnologia Social por projeto de banco comunitário

Compartilhe
Prefeitura recebe certificação de Tecnologia Social por projeto de banco comunitário

A Prefeitura de Manaus recebeu, de representantes da Fundação Banco do Brasil, o certificado de Tecnologia Social pelo projeto Banco Comunitário Mauá. A cerimônia de entrega ocorreu nesta terça-feira, 21/11, na sede da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), com representantes das instituições envolvidas.

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social foi criado em 2001 e é o principal instrumento de identificação e certificação de tecnologias sociais que compõem o Banco de Tecnologias Sociais. Tem o apoio de instituições como Unesco, Organização das Nações Unidades para a Alimentação e Agricultura (FAO), Banco Mundial e Banco de Desenvolvimento da América Latina.

O Banco Comunitário Mauá, localizado no bairro Mauazinho, faz parte do Programa de Economia Solidária – Empreendedorismo e Inclusão Social, desenvolvido pelo Departamento de Economia Solidária da Semtrad. O projeto ganhou destaque pela atividade iniciada oficialmente em 2013 e que, desde então, ultrapassa mais de 4 mil atendimentos mensais com pagamentos e recebimentos, compra de passe estudantil, vale-transporte, recebimento do Bolsa Família, empréstimo entre outros serviços, com muito mais flexibilidade e comodidade do que nos bancos convencionais.

“O prefeito Arthur Virgílio Neto entende que o banco contribui com a população que mais precisa e fortalece a economia local”, ressalta a secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, destacando também a seriedade com a qual a Associação Beneficente Social Violeta assumiu o projeto. “O Banco Comunitário Mauá faz a economia girar dentro da comunidade, fortalecendo o desenvolvimento de novos empreendimentos e, com isso, mais emprego e renda”.

Para o diretor do Departamento de Economia Solidária e também coordenador da implantação da tecnologia social, Virgílio Melo, a certificação é o reconhecimento de que a política de inclusão social por meio dos bancos comunitários permite melhorar a vida das pessoas principalmente em relação às dificuldades de acesso ao sistema financeiro convencional.
Melo explica que a Prefeitura colaborou com investimentos para instalação do prédio do banco comunitário, além ter fornecido capacitação para as pessoas que iriam trabalhar no banco. O projeto também recebeu o apoio de vereadores que destinaram emendas com recursos para fazer o projeto funcionar de fato.
A representante do Banco do Brasil, assessora Sheila Tchalski, parabenizou a Prefeitura e a Associação Violeta pela certificação, destacando que já são mais de 6 mil projetos certificado desde 2001 e que estão transformando a vida das comunidades.

Também participou da cerimônia de certificação, o representante da Economia Solidária da Superintendência Regional do Trabalho, Eduardo Ramos.

Moeda Social

O Banco Comunitário Mauá funciona em horário comercial, na avenida Arica (antiga avenida Rio Negro) e atende à população do bairro Mauazinho com serviços bancários variados, desde pagamento de contas de água, telefone, energia elétrica e boletos bancários até benefícios como o Bolsa Família.

Na comunidade circula a moeda social ‘Mauá’, que ajuda a aquecer a circulação de dinheiro, gerando mais facilidades e oportunidades de emprego e renda; e que hoje está em processo de transição para o aplicativo e-Dinheiro. Para ter acesso à moeda social, os moradores e comerciantes são cadastrados no banco comunitário, permitindo ainda o acesso a crédito rápido, entre outros benefícios.

O presidente da Associação Beneficente Social Violeta, Sidemar Santos, disse que o Banco Comunitário Mauá trouxe novas perspectivas de negócio para a comunidade. “Quando implantamos o empréstimo direcionado pela Prefeitura tivemos muito retorno. Das 70 famílias beneficiadas muitas voltaram para nos agradecer e estão continuando seus negócios, contribuindo com a economia no bairro”.

Fotos: Semcom



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais