Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Prefeitura promove corridas que levam mensagens de inclusão e respeito a pessoas com deficiência

Compartilhe
Prefeitura promove corridas que levam mensagens de inclusão e respeito a pessoas com deficiência

Aproximadamente 300 pessoas com e sem deficiência participaram, neste sábado 26/8, no Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, da 4ª Corrida Rústica Abrace uma Pessoa com Deficiência e 3ª Corrida do Abracinho, em alusão à Semana Nacional da Pessoa com ou Mobilidade reduzida. O evento também faz parte das ações dos Jogos Adaptados André Vidal De Araújo (Jaavas) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Este ano, toda a renda arrecadada com as vendas dos kits da corrida será doada para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-Manaus). “A parceria da Apae com o município é muito importante para a educação e nós temos aprendido muito com o projeto da secretaria, que é garantir o direito à inclusão. Hoje, mais de 4 mil alunos estão matriculados nas nossas escolas”, comentou a secretária da Semed, Kátia Schweickardt.

Participaram da 4ª Corrida Rústica pessoas acima de 15 anos, que percorreram 5 km. Ao final da corrida, receberam medalhas e os três primeiros lugares de cada categoria também foram premiados com troféus. Já na Corrida do Abracinho, os competidores tinham entre 2 e 10 anos, que fizeram um percurso diferenciado de acordo com a faixa etária de idade. Crianças de 1 a 4 anos correram 50 metros, de 5 a 8 anos 75 metros e acima de 9 anos, 100 metros. Todas também ganharam medalhas.

“O nosso objetivo é garantir que todas as pessoas com deficiência participem desse evento, por isso estamos respeitando o limite de cada um”, explicou a coordenadora do JAAVAS, Shirley Amaral.

Para Auxiliadora Souza, mãe do Eduardo Martins, 9, que tem Síndrome de Dowm, participar de atividades físicas é uma forma de mostrar para o filho que ele é capaz. ” Mesmo uma criança sendo deficiente, ela deve participar de atividades físicas. Eu sempre estou acompanhando e incentivando o meu filho”, disse.

O primeiro lugar da corrida masculina ficou com Leandro Costa, que já é um corredor profissional. “É um prazer muito grande participar de uma corrida voltada para pessoas com deficiência, mesmo eu já sendo acostumado a competir, essa corrida tem um significado muito importante”, afirmou o corredor.

A cadeirante, Fabíola Rico, 27 anos, ficou em 1º lugar na categoria feminino PCD e disse que muitas pessoas duvidaram que ela iria conseguir completar o percurso. “Eu estou mostrando para todo mundo que duvidou de mim, que diziam que eu não iria conseguir participar, que eu posso sim”, afirmou Fabíola emocionada.


Fotos: Altemar Alcantara/Semcom


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais