Prefeito David Almeida instala a maior ecobarreira de Manaus no igarapé do Educandos
Manaus – O prefeito David Almeida, acompanhado do secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, instalou nesta sexta-feira (7/11) a maior ecobarreira já implantada em Manaus. Com três módulos de 12 metros cada – totalizando 36 metros de extensão –, a estrutura foi fixada no igarapé do Educandos, próximo à feira da Panair, zona Sul, um dos principais canais de escoamento de resíduos para o rio Negro.
“Essa é a maior ecobarreira da capital e a prova de que Manaus está na frente do combate à poluição dos nossos rios”, declarou David Almeida logo após o acionamento. “As 12 ecobarreiras que já temos instaladas capturam 300 toneladas de lixo por mês – o que equivale a 3.600 toneladas por ano, ou o peso de aproximadamente 2.400 carros populares que deixam de chegar ao rio Negro todos os anos. Esse número vai aumentar ainda mais com essa nova unidade gigante, e é exatamente esse resultado que vamos apresentar na COP-30, em Belém.
A 12ª ecobarreira reforça o sistema que, só em 2025, já evitou que mais de 3.600 toneladas de plásticos, madeiras, eletrodomésticos e resíduos orgânicos poluíssem os rios da capital.
Sabá Reis completou: “Reduzimos 57% do lixo flutuante em dois anos. São 300 toneladas mensais que não viram ilhas de lixo no encontro das águas, graças à combinação de ecobarreiras, educação ambiental com 120 educadores e mutirões diários.”
Pacote ambiental de Manaus brilha na COP-30
Durante o evento, David Almeida confirmou que o programa completo de ecobarreiras será destaque na 30ª Conferência do Clima (COP-30), até 21 de novembro em Belém, ao lado do novo Aterro Sanitário de Manaus – inaugurado em 2024 com impermeabilização total, tratamento de chorume por osmose reversa e captação de metano para geração de energia.
“Na COP-30 o mundo vai ver que Manaus retira 3.600 toneladas de lixo dos rios por ano, tem aterro tecnológico de padrão internacional e está encerrando de vez os lixões. Somos a capital da Amazônia que transforma problema em solução”, enfatizou o prefeito.
Em menos de 15 minutos após a ativação, a nova ecobarreira do Educandos já reteve garrafas pet, sacolas plásticas e pedaços de isopor que desciam com a correnteza.
Até dezembro de 2026, a Prefeitura pretende instalar mais 8 ecobarreiras, chegando a 20 no total – o que deve elevar a captura anual para cerca de 5.000 toneladas de resíduos.






