Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Obras de revitalização do Distrito contarão com sistema de georreferenciamento

Compartilhe
Obras de revitalização do Distrito contarão com sistema de georreferenciamento

Monitoramento em tempo real, com a possibilidade de minimizar possíveis problemas e o desperdício dos recursos públicos. Essas são as principais vantagens do sistema de georreferenciamento que será implantado para as obras de revitalização do Distrito Industrial 1 e 2. A novidade foi apresentada ao prefeito em exercício Marcos Rotta e demais técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), nesta sexta-feira, 11/8, na sede da autarquia.

Segundo Rotta, toda a elaboração do projeto executivo para as obras do Distrito está pautada na transparência, seja entre as diversas instituições participantes da ação, seja para a sociedade. “Estamos fazendo tudo da maneira mais correta possível, tendo em vista o grande clamor social por esse serviço. São muitos os entraves burocráticos, mas precisamos agir dentro da legalidade, garantindo que tudo será realizado conforme o planejado e evitando problemas futuros”, destacou.

O sistema de georreferenciamento será o mesmo já utilizado por diversas secretarias municipais no monitoramento inteligente de suas ações, como explicou o consultor em geotecnologia da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), George Serra. “A prefeitura já possui 14 pastas integradas no ambiente que chamamos de geocolaboração e qualquer dado espacial produzido por uma secretaria é compartilhado com os demais usuários do Município, como também do Estado e órgãos do Governo Federal”, detalhou.

Ainda segundo o consultor, essa medida oferece uma maior transparência das ações do poder público. “Todas as pessoas podem analisar tanto as informações geométricas como as informações cadastrais, acompanhando o desenvolvimento multitemporal de obras e outras realizações que estão acontecendo em Manaus”, garantiu George.

Monitoramento

A Suframa também trabalha na criação de um site que servirá como fonte de consulta e controle da população e dos órgãos de fiscalização. “A ideia é que qualquer pessoa interessada possa fazer o acompanhamento desse trabalho conjunto entre a prefeitura e a Suframa, desde essa fase do projeto até a execução da obra”, disse Vitor Lopes, coordenador-geral de Desenvolvimento Regional da Suframa, que cuida do projetos de infraestrutura.

Projeto Executivo

A atual fase do projeto executivo, que norteará todas as ações de revitalização do Distrito 1 e 2, está concentrada no detalhamento dos problemas encontrados no pavimento e na tipologia de cada área a ser trabalhada. O projeto executivo está sendo elaborado pela empresa AGC Engenharia, vencedora da licitação. “Estamos concentrados no problema mais grave que é a pavimentação, elencando as situações mais críticas e estabelecendo as etapas de trabalho, conforme tipologia dos problemas e uso do solo”, esclareceu o engenheiro Fernando Fortes.

Em outra fase, calçadas, sarjetas, meios-fios e canteiros centrais serão avaliados e contemplados na revitalização, devolvendo ao Distrito Industrial sua referência de cartão-postal e de pujante centro de desenvolvimento industrial.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais