Mulher leva tapa na cara ao tentar filmar cobradora de ônibus ‘linha 450’ por não devolver o troco em Manaus
Manaus- Uma usuária do transporte público em Manaus denunciou à polícia um caso de agressão ocorrido dentro de um ônibus da empresa Expresso Coroado na última sexta-feira (3). Segundo ela, a violência foi praticada pela cobradora da linha 540, que sem dinheiro para o troco no valor de R$ 16,20, teria obrigado a mulher a sair do coletivo e dado um tapa na mão da vítima no momento em que a assessora tentava gravar um vídeo do momento.
O caso aconteceu por volta das 17h30 de sexta-feira (3) na rua Rita Barbosa, bairro Coroado, Zona Leste, e envolveu a assessora parlamentar Amanda Freire Guimarães, de 22 anos. A assessora foi até o 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no São José, para registrar um Boletim de Ocorrência (B.O). Segundo a assessora, ela voltava da faculdade, no Centro de Manaus, quando resolveu passar a catraca a duas paradas antes do destino final. Depois deste momento, a agressão aconteceu. Quando questionada sobre o restante, no caso R$ 1,20, a cobradora afirmou que não tinha dinheiro trocado.
Empresa promete tomar providências
A empresa Expresso Coroado, responsável pela linha 540, informou que vai solicitar novamente a presença da vítima para obter esclarecimentos sobre o caso. Nesse tipo de situação, de acordo com a empresa, é preciso haver uma acareação entre a vítima e o funcionário. A Expresso Coroado disse ainda que vai punir a cobradora, mas não informou quais serão as providências alegando que é um procedimento interno e não pode ser repassado.
Já a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) informou que ainda não foi comunicada sobre a denúncia. O órgão disse que é necessária a formalização da denúncia por meio do Serviço de Atendimento Comunitário (SAC) da superintendência. “É importante que tenha dados como a linha onde ocorreu o fato, assim como horário e número de ordem do ônibus para que a cobradora seja identificada”, explicou em nota.
A SMTU acrescentou ainda que, para melhorar o atendimento dos trabalhadores do sistema de transporte público, promove cursos de sensibilização a motoristas e cobradores com duração de dois dias. “Apenas neste ano mais de 645 funcionários de empresa de ônibus já participaram do treinamento”, divulgou a superintendência.
Com informações ÁCrítica