Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Moradores correm risco de contaminação após descarte irregular de medicamentos no Nova Vitória

Compartilhe
Moradores correm risco de contaminação após descarte irregular de medicamentos no Nova Vitória

Manaus – O Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) recebeu imagens denunciando o descarte ilegal e irregular de várias caixas com diversos medicamentos e Produtos Para a Saúde e muito lixo hospitalar, ao ar livre. Pelas imagens é possível ver o selo do Ministério da Saúde, indicativo de que vieram da rede pública de saúde.

De acordo com a denunciada encaminhada ao Simeam nesta quinta-feira (15), as caixas foram encontradas em uma rua do bairro Nova Vitória, na estrada que leva para o bairro Puraquequara, no Distrito 2, Zona Leste de Manaus.

No meio do material descartado estão remédios importantes para o tratamento da saúde da população, como insulina e antibióticos, além de seringas, máscaras, luva cirúrgica, frascos para colega sanguínea, entre outros. Alguns medicamentos ainda estão lacrados.

A presidente em exercício do Simeam, Dra. Patrícia Sicchar analisou as imagens e verificou que alguns dos remédios estão em falta nas unidades de saúde de Manaus.

“É gravíssimo deixar vencer Insulina, que falta bastante na rede, usado para tratar pacientes com diabetes. A Prednisona, usado em pacientes com doenças autoimunes. Tenoxican, muito usado nas unidades de Servido de Pronto Atendimento para aliviar uma dor de forma imediata, seja articular ou reumática”, avaliou a Dra. Patrícia Sicchar, observando que o material não é comum em UBS. “Isso é de ambiente hospitalar porque tem muita seringa usada. Em UBS quase não é utilizado seringas, fora as que têm coleta de sangue, porque tem muito frasco de sangue. Tem frasco de soro, o que é mais comum nos hospitais. Então, pelas imagens, parece que seja de ambiente hospital, ou Policlina que também faz coleta de sangue, mas, não há como afirmar”, comenta.

A presidente do Simeam chama a atenção para a grande quantidade de lixo e faz um alerta. “Tem muito lixo hospitalar, seringas usadas, frascos com sangue, é um lixo altamente contaminante, podendo transmitir doenças como HIV, Hepatite, infecções bacterianas. Isso é criminoso”.

As imagens serão encaminhadas para os órgãos fiscalizadores em forma de denúncia para que as medidas cabíveis sejam providenciadas.

 

 

 

 



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais