Mais de 17 mil multas são registradas por invasão a Faixa Azul este ano em Manaus
Manaus- Mais de 19 mil multas foram registradas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) a motoristas que desrespeitaram a “Faixa Azul” este ano. A área é exclusiva dos ônibus do Bus Rapid System (BRS).
Motoristas que infringem a regra recebem a multa de R$ 191, 54, além perderem cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Vale ressaltar que o projeto “Faixa Azul” está em seis ruas da cidade, mas só vale em três, uma delas é semi-exclusiva, como na Avenida Mário Ypiranga. Nas avenidas Max Teixeira e Noel Nutels, a restrição de circulação foi suspensa pela Prefeitura após o registro de frequentes congestionamentos no local. À época, o poder municipal justificou que realizaria um novo estudo sobre o projeto na área.
A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) afirma que objetivo do projeto é fazer com que os ônibus ganhem mais velocidade e o tempo de viagem seja reduzido. No entanto, é alto o número de condutores que desrespeitam a sinalização.
Conforme o Manaustrans, além dos ônibus articulados, também poderão trafegar pelo corredor do BRS: ambulâncias, táxis com passageiros, viaturas da polícia e ônibus do sistema de frete escolar com passageiros.