David Almeida destaca que Manaus é “referência no Brasil em vacinação”
Manaus – O prefeito da capital amazonense, David Almeida (Avante), afirmou, durante início da vacinação infantil na manhã desta segunda-feira (17/1), no Parque Cidade da Criança, que a capital do Amazonas é referência vacinal no mundo.
“Manaus tem uma das maiores coberturas vacinais do mundo. Como? Nós temos 94% (da população) vacinada com a primeira dose, 82% com a segunda dose. Só que agora nós precisamos concluir uma dose de reforço, e é essa dose de reforço que nós estamos avançando. E agora, nós estamos ampliando a vacinação, o governo federal, está ampliando a vacinação para crianças de 5 a 11 anos. Somos referência no Brasil, e posso dizer no mundo e acredito que por conta disso, estamos conseguindo atravessar esse terceiro pico, dessa terceira onda da pandemia”, destacou o prefeito de Manaus.
Ampliação
Nesta segunda-feira, a prefeitura de Manaus, em parceria com o governo do Estado, iniciaram a vacinação de crianças contra a Covid-19, que conte, inicialmente, as de 5 a 11 anos que apresentem comorbidades ou deficiências (PcDs).
Locais de vacinação
A vacina será oferecida em quatro locais estratégicos, onde a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montou ambientes exclusivos, lúdicos e adequados às exigências de segurança estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) – Parque Cidade da Criança, zona Sul, Clube do Trabalhador-Sesi, na zona Leste, e Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na zona Oeste, com funcionamento das 9h às 16h; e no shopping Manaus Via Norte, zona Norte, das 10h às 16h.
Medidas preventivas
David Almeida também instituiu para os próximos 15 dias o regime de teletrabalho para servidores com idade igual ou superior a 60 anos e os portadores de comorbidades. O decreto n° 5.228/2022, que estabelece o teletrabalho foi publicado na edição n° 5.263, do Diário Oficial do Município (DOM), da última sexta-feira (14/1), e leva em consideração o aumento de casos de síndromes gripais e infecções pela variante Ômicron na capital.
“Nós temos o resultado de testes feitos em todas as secretarias e 28% de todos eles foram positivos. Então, será instituído o regime de teletrabalho a partir de segunda-feira e, se necessário, será estendido por mais 15 dias para as pessoas com comorbidades e com idade igual ou acima de 60 anos”, afirmou David Almeida, nesta manhã, ao visitar o Centro Municipal de Testagem, no Studio 5, no Japiim, zona Sul.
Conforme o decreto, o teletrabalho consistirá no exercício remoto das atividades laborais durante o horário de funcionamento do órgão ou entidade na qual o servidor esteja lotado.
Com auxílio de informações via Semcom