Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Casamento Coletivo Civil vai unir casais em situação de vulnerabilidade social

Compartilhe
Casamento Coletivo Civil vai unir casais em situação de vulnerabilidade social

No próximo dia 22/12, ao menos 150 casais em situação de vulnerabilidade social, poderão em fim realizar o tão sonhado matrimônio, por vezes adiado por questões financeiras. A Prefeitura de Manaus, por intermédio, da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), realizará a união destes casais, dentro do projeto “Casamento Coletivo Civil”.

A cerimônia coletiva será oficializada no Parque Municipal do Idoso, zona Centro-Sul, a partir das 19h. Para realização do projeto, a Prefeitura de Manaus contou com o apoio da emenda parlamentar do vereador, Amauri Colares, baseado no projeto do Departamento de Direitos Humanos (DDH) da Semmasdh intitulado: “Educação e Direitos Humanos para Valorização da Pessoa Humana”.

“A idealização desse projeto advém de uma emenda parlamentar do exercício de 2016, esperamos que os vereadores compreendam a importância desse passo de dignidade que conferimos a esses casais, nas próximas emendas parlamentares, tanto os ditos como convencional, quanto para os homoafetivos. Independentemente de qualquer situação, o importante é conferir cidadania a essas pessoas”, destaca o secretário municipal da Semmasdh, Elias Emanuel.

Dos 150 casais selecionados para o matrimônio, seis são homoafetivos. Eles têm o perfil de vulnerabilidade social e possuem o Número de Identificação Social (NIS), um dos critérios de seleção da triagem socioeconômica realizada pelos equipamentos socioassistenciais da Semmasdh – os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Cozinhas Comunitárias.

Todos os nubentes são conviventes e pretendem constituir família, impedidos de regularizar o estado conjugal, em decorrência da impossibilidade de arcar com a custa cartorária.

“A festa terá direito a um grande baile e coquetel, onde os casais poderão levar seus convidados. Estamos preparando uma grande estrutura para realização desse casório”, informa a diretora do Departamento de Direitos Humanos da Semmasdh, Vera Queiroz.

O Casamento Coletivo Civil conta com a parceria do Fundo Manaus Solidária (FMS), Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpem-AM), Ordem dos Advogados do Brasil Secção Amazonas (OAB-AM), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) e Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais