Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Amazonas registra 30 casos de tráfico de pessoas em seis anos

Compartilhe
Amazonas registra 30 casos de tráfico de pessoas em seis anos

Cidades – O Amazonas registrou entre 2011 e 2017 um total de 30 casos de tráfico de pessoas. A informação foi divulgada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) nesta sexta-feira (27). Entre os crimes estão situações de trabalho escravo e remoção de órgãos.

No estado, a Sejusc informou que nove casos que surgiram em 2016 estão sob investigação da Polícia Federal na lista de exploração sexual. Em 2017 surgiram outros quatro casos com o mesmo registro.

De 2011 a 2015 foram 17 crimes relacionados ao tráfico de pessoas, como trabalho escravo, subtração de crianças e remoção de órgãos, conforme divulgou a Secretaria.

2011 a 2015 – 17 casos
2016 – 9 casos
2017 – 4 casos
Com os registros, o estado aderiu à Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Campanha Coração Azul, por meio da Sejusc e do Comitê Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Atenção aos Refugiados e Migrantes do Amazonas.

A mobilização vai contar com atividades a partir desta segunda-feira (30) e segue na terça (31). A programação continua nos dias 1º, 2 e 3 de agosto, com ações de cunho informativo e preventivo.

Programação
Segunda-feira (30)

A abertura será às 9h, no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, localizado no Terminal Rodoviária de Manaus.

No local serão discutidas por vários órgãos, entidades e autoridades que trabalham com o tema, as ações nacionais desenvolvidas para combater o crime, inclusive no Amazonas, e será apresentado um panorama geral da situação no Brasil.

Terça-feira (31)

Das 9h às 11h em cinco escolas públicas de Manaus, serão realizadas simultaneamente, palestras com atividades de identificação do traficante, como denunciar e se prevenir contra o tráfico humano.

O objetivo é atingir cerca de 1.900 alunos das escolas:

Estadual Tiradentes (Coronel Ferreira de Araujo, Petrópolis, Zona Sul);
Estadual Manoel Antonio de Souza (Rua Getúlio Vargas, Colônia Antonio Aleixo, Zona Leste);
Estadual Professor Octávio Mourão (Rua Amazonino Mendes, Santa Etelvina, Zona Norte);
Municipal Nossa Senhora das Graças (Rua Padre Mário, Colônia Antonio Aleixo, Zona Leste);
Municipal São Sebastião (Rua Boa Vista, Puraquequara, Zona Leste).
1º de agosto

A agenda inclui uma roda de conversa com 363 migrantes indígenas e não-indígenas venezuelanos para dialogar sobre o tráfico de pessoas e as vulnerabilidades nas fronteiras as quais estão expostos.

Será de 9h às 12h em um dos abrigos destinados a esse público localizado na rua 07, 740 Blocos I e II bairro Alfredo Nascimento, Zona Norte.

2 de agosto

Abordagens informativas acontecem no dia 2 de agosto, de 09h às 12h na rodoviária de Manaus e Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

3 de agosto

O encerramento da programação se dá no dia 3 de agosto, das 17h às 19h, no Largo São Sebastião, com várias apresentações culturais e lúdicas sobre o tema sob a coordenação do Projeto Oseas e Comitê Intersetorial.

G1


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais