Amazonas amplia capacidade de atendimento para doação de leite materno


Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), entre o ano de 2015 e o primeiro semestre de 2016, cerca 3.199 mil crianças foram beneficiadas com as doações do leite materno. Nesse mesmo período, foi registrado 3.851 mil mães doadoras de leite. Os dados refletem a importância do trabalho que evita a mortalidade infantil, segundo a coordenadora estadual da saúde da criança, Katherine Benevides.
“É uma conquista ver o quanto aumentou o número de beneficiados e de mães doadoras. São vidas que são salvas graças ao apoio da sociedade e das campanhas que são feitas sobre a doação de leite humano. É fundamental esse leite porque ele salva vidas e queremos que cada vez mais pessoas se importe com essa causa tão nobre”.
Durante a programação na Maternidade Ana Braga, diversas homenagens foram feitas para as mães doadoras, entre elas, a dona de casa Ana Bárbara Souza, 43, que se destacou por doar 37 litros de leite, entre janeiro e junho deste ano. Para ela, é uma satisfação fazer esse bem para muitas mães e crianças. “Eu faço doação há 7 anos e, isso me faz bem porque não só penso na minha filha, mas nas mães que, muitas vezes, ficam na UTI e não tem como dar leite para seus filhos. E isso me toca muito e me faz sentir mãe várias vezes”.
Ampliação – Além dos dois novos postos de coleta na maternidade Ana Braga, o Governo Estadual ampliou esse serviço para os municípios de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) e em Tabatinga (a 1.108 quilômetros da capital). Com a abertura dos novos postos, o Amazonas passa a contar com 22 pontos de coleta de leite humano.
Bancos de Leite – Atualmente existem três Bancos de Leite Humano (BLH) que funcionam na rede estadual de Saúde: BLH do Amazonas, vinculado à Maternidade Ana Braga, no bairro São José, zona Leste; Fezinha Anzoategui, no Instituto da Mulher Dona Lindu, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul; e Galileia, na Maternidade Azilda Marreiro, na Zona Norte.
Fotos: Valdo Leão



