Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Causas sociais ganham maior visibilidade por meio do projeto ‘Mãos Unidas’

Compartilhe
Causas sociais ganham maior visibilidade por meio do projeto ‘Mãos Unidas’

Manaus – Quando as dificuldades chegam, é preciso buscar meios para conseguir ajuda, auxílio para amenizar os momentos de dor e provações. E com a proposta de dar maior visibilidade e incentivar doações a causas que necessitam de atenção foi que o Fundo Manaus Solidária, órgão pertencente à estrutura da Prefeitura de Manaus, deu início, há mais de dois anos, ao projeto “Mãos Unidas”.

 

Por meio das redes sociais, o “Mãos Unidas” incentiva a sociedade a contribuir com quem atravessa um momento de dificuldade, sejam eles cidadãos ligados a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ou não. A iniciativa busca despertar a solidariedade social e gerar uma mobilização em favor de pessoas em situação de vulnerabilidade

 

Segundo a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, ao sensibilizar a população a realizar doações, o projeto contribui para que diversas ações possam ter seus objetivos alcançados, uma união que se torna ainda mais importante durante o período de crise econômica e social pelo qual passamos.

 

“É preciso ser sensível com o próximo, solidário com quem precisa.

Muitas vezes, quem passa por dificuldades de saúde ou está vivendo situações complicadas não sabe o que fazer, a quem recorrer e o ‘Mãos Unidas’ quer ajudar a arregimentar iniciativas de solidariedade. Naquilo que podemos auxiliar, o fazemos, porém há situações que fogem às atribuições do Fundo Manaus Solidária, da Prefeitura de Manaus, e essa foi uma das formas que encontramos para ser um canal de esperança a quem precisa”, afirmou. 

 

Um dos casos que foram beneficiados pelo “Mãos Unidas” foi o da dona de casa Michelle de Freitas, 38, que deu à luz a quadrigêmeas no dia 27 de junho. Ela, que acreditava estar grávida de três meninas, se surpreendeu quando na hora do parto soube que havia mais um bebê. As meninas – Sophia, Laís, Lívia e Giovana -, todas pesando pouco mais de um quilo, devem permanecer no hospital por pelo menos dois meses.

 

E enquanto elas ganham peso, uma corrente de solidariedade se formou para ajudá-las. Além do “Mãos Unidas” reforçar a necessidade de auxílio para a mãe que já tem outros três filhos, o Fundo Manaus Solidária ajudou às quadrigêmeas com enxovais e outros itens de primeira necessidade.

 

“Agradeço pela ajuda que minha filha e minhas netas estão recebendo do Fundo Manaus Solidária. Toda ajuda é bem-vinda”, disse a avó das crianças, Elenice de Freitas, que foi quem recebeu a doação já que a mãe segue na Maternidade Balbina Mestrinho acompanhando as recém-nascidas.

 

Vaquinhas virtuais

 

Campanhas de arrecadação de recursos também são divulgadas pelo projeto. Para custear o tratamento de câncer, Ingrid e Victoria, mãe e filha diagnosticadas com a doença, criaram uma vaquinha na internet para arrecadar fundos. Por meio do “Mãos Unidas”, mais pessoas puderam conhecer a história da família e contribuir com a causa.

 

“Estamos enfrentando um momento duro, complicado e me surpreendi quando vi essa campanha de mobilização. Por intermédio dela, mais pessoas souberam da vaquinha e se dispuseram a ajudar com doações. Eu e minha filha somos gratas por todos que, de alguma forma, tem contribuído com a nossa causa”, disse.

 

Além de ações pontuais que precisam de atenção, o projeto também divulga serviços oferecidos gratuitamente à população. Foi o caso da psicóloga Nívia Rodriguez, que disponibilizou atendimento psicológico de acolhimento, voltado às pessoas afetadas diretamente pela crise da Covid-19.

 

“Agradeço muito à Prefeitura de Manaus, por ter divulgado esse trabalho solidário. Tenho atendido a vários pacientes que me procuraram por meio da publicação do projeto. O retorno tem sido bastante positivo e fico feliz por estar auxiliando essas pessoas”, disse.

 

Durante o mês de abril, foi realizada uma edição especial do “Mãos Unidas”, direcionada às entidades parceiras do Fundo Manaus Solidária, que oferecem serviços de atenção à população vulnerável. Em meio à pandemia de Covid-19, as publicações tinham como foco principal informar os itens de maior necessidade das organizações, naquele momento, além de meios para doação em dinheiro.

 

No total, 16 instituições foram beneficiadas com a divulgação, por meio do projeto, entre elas a Fazenda da Esperança; Lar da Marias; Casa Vhida; Abrigo Moacyr Alves; Grupo de Apoio a Crianças Com Câncer – Gacc/AM; O Pequeno Nazareno; Lar Batista Janell Doyle e Abrigo Nacer.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais