Vacinação contra dengue começa e deve imunizar 1,2 milhão de profissionais de saúde
Brasil – Teve início nesta semana a vacinação contra a dengue destinada a profissionais da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 1,2 milhão de trabalhadores da linha de frente. Até o momento, foram distribuídas as primeiras 650 mil doses aos estados e o restante, mais 550 mil doses, está previsto para os próximos dias.
A campanha utiliza a vacina nacional desenvolvida pelo Instituto Butantan, de dose única e proteção contra os quatro sorotipos do vírus. Segundo a pasta, a estratégia prioriza médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e demais profissionais das unidades básicas de saúde, por estarem mais expostos e em contato direto com a população.
A ampliação da vacinação para pessoas de 15 a 59 anos está prevista para o segundo semestre, conforme o aumento da produção do imunizante. O Ministério da Saúde também conduz projetos-piloto em três municípios para avaliar o impacto da vacina na redução da circulação da doença.
Mesmo com a queda de 74% nos casos de dengue em 2025, em comparação com o ano anterior, o governo reforça a necessidade de manter as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em todo o país.


