Urgente: 91 pessoas morrem soterradas em deslizamento de terra; veja vídeos
Brasil – Subiu para 91 o número de mortos no Grande Recife, após as fortes chuvas e deslizamentos de barreira que ocorrem em todo o estado. O número foi atualizado pelo governo de Pernambuco, nesta segunda-feira (30).
O Governo do Estado também atualizou para 26 o total de desaparecidos.
A gestão não atualizou o número de desabrigados – eram mais de 3,9 mil até o domingo, principalmente nos municípios da Região Metropolitana e da Zona da Mata Norte.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) sobrevoou algumas das áreas mais atingidas pelas chuvas no Grande Recife, nesta segunda segunda (30). Acompanhado por ministros, chefe de Estado lamentou a tragédia e criticou a ausência do governador Paulo Câmara (PSB) no evento. Ele disse que “problemas semelhantes” têm ocorrido no Brasil, como as chuvas em Petrópolis, em março deste ano, e na Bahia, em dezembro do ano passado. O governo anunciou a liberação de recursos para auxiliar na reconstrução da região e minimizar os impactos.
“Tivemos problemas semelhantes em Petrópolis, sul da Bahia, mais ao norte de Minas, estive ano passado no Acre também. Infelizmente, essas catástrofes acontecem, um país continental tem seus problemas”, afirmou Bolsonaro, durante coletiva para tratar sobre as ações do governo federal no estado.
O presidente disse, ainda, que o objetivo da ação do governo federal era “confortar os familiares” e ajudar a população “com meios materiais”.
Mais chuvas
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a capital pernambucana deve enfrentar mais chuvas ao longo dessa semana. O sistema aponta que nove municípios da região metropolitana do Recife estão com risco alto para chuvas e deslizamentos.
Segundo o Climatempo, somente entre sexta (27/5) e domingo (29/5), choveu 312 mm, o equivalente à média de todo o mês na capital.
Como ajudar?
Doações podem ser feitas na prefeitura do Recife, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Central Única das Favelas (Cufa) de Pernambuco, que também aceita doações por Pix, por meio da chave 35.433.107/0001-08 (CNPJ), para R.Favela Produções, ou Banco NU Pagamentos (260) – Agencia 0001 – Conta 56883499-8.
Vamos formar uma rede de solidariedade no Recife para auxiliar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade depois do grande volume de chuvas no fim de semana. pic.twitter.com/F8POLzmU7R
— Prefeitura do Recife (@prefrecife) May 30, 2022
ATENÇÃO!
Pernambuco está sofrendo com fortes chuvas e já são diversas vítimas. A CUFA Pernambuco e a Arquidiocese de Olinda e Recife são agumas das instituições que estão realizando arrecadações (presencialmente e via PIX). Por favor, compartilhe essa mensagem. pic.twitter.com/EqjOrlKfM7— Bianca Lima (@jubste_7) May 30, 2022
*Com informações do IG*.


