Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

TRF mantém prisão de operador de propina detido em Lisboa

Compartilhe

SÃO PAULO. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve a prisão preventiva de Raul Schmidt Felippe Junior, detido pela Polícia Federal no dia 21 de março em Lisboa, na 25ª fase da Operação Lava Jato. Ele é acusado de ter intermediado o pagamento de US$ 31 milhões em propina paga pela empresa Vantage Drilling para a diretoria internacional da Petrobras, em decorrência do afretamento do navio sonda Titanium Explorer, que custou US$ 1,816 bilhão à Petrobras. Jorge Luiz Zelada, ex-diretor da área, foi um dos beneficiários.

A 8ª Turma do TRF confirmou a decisão do desembargador federal João Pedro Gebran Neto, que havia julgado o pedido de liminar no início deste mês.

A defesa de Raul Schmidt havia argumentado que ele não estava foragido, apenas morava no exterior desde 2005. O desembargador afirmou que ele possuia endereços em Genebra e em Londres e não foi localizado em nenhum deles.

Schmidt é brasileiro e também possui nacionalidade portuguesa. Segundo o MPF, ele vivia em Londres, onde mantinha uma galeria de arte, e se mudou para Portugal, após o início da operação, em virtude da dupla nacionalidade. O nome de dele já havia sido incluído no alerta de difusão da Interpol em outubro do ano passado. Era considerado foragido até ser localizado em Lisboa, onde segue preso.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais